Programa de Formação de Fluência em Dados
Programa de Formação em Fluência em Dados Objetivos: Objetiva-se que, gradativamente, os servidores públicos adquiram consciência de que é necessário tomar decisões baseadas em dados, acompanhar seus projetos e atividades com métricas e avaliar, após a entrega, os resultados de suas ações. Com as presentes trilhas de aprendizagem, espera-se que os participantes adquiram conhecimentos essenciais a fim de iniciar uma…
Competências para o servidor do RS – O Líder de Si
Competências para o servidor do RS – O Líder de Si
CONHECIMENTOS:
Módulo I - Desenvolvendo o Trabalho Colaborativo: Introdução: A importância do trabalho Colaborativo; Estudo Complementar; Agora, Reflita! Vamos praticar?! Referências Bibliográficas; Conclusão.
Módulo II - Desenvolvendo a Inovação: Introdução: Inovação para Todos; Vamos praticar?! Referências Bibliográficas; Conclusão
Módulo III- Desenvolvendo a Comunicação Comunicação; Estudo Complementar; Vamos praticar; Referências Bibliográficas; Conclusão
Módulo IV- Desenvolvendo a Geração de Valor Público: Introdução: Inovação à Gestão de Valor Público; Vamos praticar?! Referências Bibliográficas; Conclusão
Módulo V- Desenvolvendo o Autodesenvolvimento: Introdução: A importância do Autodesenvolvimento; Estudo Complementar; Agora, Reflita! Vamos praticar?! Referências Bibliográficas; Conclusão
Módulo VI- Desenvolvendo a Visão Sistêmica: Nivelamento: Introdução à Visão Sistêmica; Vamos praticar?! Referências Bibliográficas; Conclusão
Gestão de Projetos – Curso VI: Gerenciamento das Partes Interessadas
CONHECIMENTOS:
• Metáfora chamada árvore da confiança;
• Porque devemos nos preocupar com o gerenciamento das partes interessadas;
• Os 4 Processos de Gerenciamento das Partes Interessadas
• Como aumentar a probabilidade de sucesso do projeto;
• Processo de governança e sistema de monitoramento de gestão;
• Partes interessadas em ambientes ágeis;
• A importância de gerenciar continuamente as expectativas.
Práticas eficazes de reuniões de trabalho
Conhecimentos envolvidos (Programa):
Sessão 1: Planejamento e Fundamentos de Reuniões:
- Visão Geral e Importância das Reuniões: Por que agendar uma reunião? Quais são as principais motivações para uma reunião?
- Tipos de Reuniões e Definição de Objetivos: Identificação de tipos de reuniões e breve exposição sobre objetivos claros.
- Planejamento de Reuniões: Estratégias para seleção de participantes, definição de papéis e elaboração de uma pauta eficaz.
- Exercício Interativo: Simulação de planejamento de reunião, incluindo a definição de objetivo e elaboração de pauta
Sessão 2: Condução Eficaz e avaliação de Reuniões:
- Técnicas de Facilitação e Reuniões Virtuais: Abordagem integrada das melhores práticas para facilitação e especificidades das reuniões virtuais, destacando ferramentas úteis.
- Follow-up Eficaz e Feedback: Orientações concisas sobre acompanhamento pós reunião e feedback, incluindo técnicas para elaborar atas de reunião.
- Atividade de Avaliação: Avaliação prática através de simulação de reunião com foco na elaboração de ata e sintetização das decisões.
Trabalho e Saúde do Agente Público
Unidades:
1. O que é trabalho?
2. Trabalho Prescrito e Trabalho Real;
3. Qualidade de Vida no Trabalho (QVT);
4. QVT – Perspectiva Preventiva;
5. Liderança, QVT e Promoção à Saúde;
6. Segurança Psicológica.
Comunicação 360° – 2º encontro
- Encontro 2 12/11/24 - Terça - 9:30 às 12:00 (2h30min) II – Pensamento Organizado: a importância da preparação para uma comunicação eficaz
Práticas Eficazes de Reuniões de Trabalho – 2ª aula
Sessão 2: Condução Eficaz e avaliação de Reuniões:
- Técnicas de Facilitação e Reuniões Virtuais: Abordagem integrada das melhores práticas para facilitação e especificidades das reuniões virtuais, destacando ferramentas úteis.
- Follow-up Eficaz e Feedback: Orientações concisas sobre acompanhamento pós reunião e feedback, incluindo técnicas para elaborar atas de reunião.
- Atividade de Avaliação: Avaliação prática através de simulação de reunião com foco na elaboração de ata e sintetização das decisões.
Comunicação 360° – 3º encontro
– Encontro 3 19/11/24 - Terça - 9:30 às 12:00 (2h30min) III - Expressão clara, simples e objetiva. Coerência da linguagem verbal e corporal
Curso Filosofia & Liderança Aplicadas na Gestão Pública- 1ª aula
Aula 01 - A Filosofia, a Liderança e a Gestão Pública
Contribuição e relação da filosofia com desenvolvimento interpessoal e liderança na administração pública: Servir a sociedade, olhar para a necessidade do outro. Ética, valores morais, liberdade. Introdução dos temas: liderar a si mesmo, liderar equipes, e atuação estratégica.
Comunicação 360° – 4º encontro
- Encontro 4 26/11/24 - 05/11/24 - Terça - 9:30 às 12:00 (2h30min) IV - Comunicação assertiva em: reuniões, conflitos, negociações e feedbacks Fechamento com revisão de todo o circuito da Comunicação Informações adicionais: Competência norteadora: Comunicação oral mais clara, objetiva, ética e valorosa.
Curso Filosofia & Liderança Aplicadas na Gestão Pública- 2ª aula
Aula 02 - Liderar a si mesmo
Liderar a si mesmo: A arte de se conectar consigo mesmo. A Virtude e a Felicidade como eixos da Liderança de si mesmo, da realização do próprio potencial e das boas relações humanas.
Curso de Ergonomia
O material do curso fornece conceitos que visam a melhora na qualidade de vida no trabalho, pois o aluno poderá reconhecer riscos e assim: Adequar os postos de trabalho as suas características psicofisiológicas; Assegurar posturas confortáveis; Eliminar riscos ergonômicos no ambiente de trabalho; Escolher o mobiliário correto, conforme as necessidades de cada tarefa; Garantir condições ambientais confortáveis e isentas de riscos; Prevenir o surgimento de Distúrbios Osteo musculares relacionados ao Trabalho; Prevenir as Lesões por Esforço Repetitivo.