O que é?

O Lidera RS busca formar novos líderes em potencial para atuação na Administração Pública Direta do RS, conectando e desenvolvendo servidores que tenham perfil de liderança por meio de um percurso formativo inovador e focado no desenvolvimento de competências de gestão. Dessa forma, a partir de um processo seletivo criterioso e inclusivo, serão identificados talentos capazes de atuar como liderança inovadora, motivados para geração de valor público e para ocupar cargos estratégicos.
Objetivos
  • Transforme a Administração Pública: Invista no desenvolvimento de lideranças qualificadas, garantindo que servidores estejam prontos para assumir funções estratégicas e inovadoras.
  • Formação Executiva de Excelência: Ofereça programas de formação que capacitem servidores com potencial de liderança, impulsionando suas carreiras e maximizando o impacto positivo na gestão pública.
  • Rede de Lideranças Competentes: Construa uma rede de egressos altamente capacitados, promovendo um ambiente de aprendizado contínuo e troca de experiências que eleva a qualidade da gestão pública.
Banner Lidera RS (4)

Formação Executiva

Ao ser selecionado (a) para participar do Lidera RS, o aluno terá acesso a uma experiência de formação executiva diferenciada e de alto nível, com carga horária de 132 horas, ao final da qual fará jus a um Certificado de Conclusão, emitido pela Escola de Governo RS – EGOV/SPGG.
O percurso formativo tem 2 trilhas, divididas em 7 módulos.

IMPORTANTE: Para a aprovação no curso de qualificação o aluno deve assegurar frequência mínima correspondente a 75% da carga horária de cada disciplina, conforme prevê a Instrução Normativa Nº 15, de 21 de outubro de 2024.

Mentoria

O Lidera RS traz, a cada participante, a oportunidade para realizar atividades de mentoria com líderes conceituados e reconhecidos, integrantes da alta gestão da Administração Direta Estadual.
Assim, serão 6 encontros de mentoria individual e 3 encontros de mentoria coletiva, realizados durante a formação executiva.

Como Participar

Para quem?

Se você é um servidor público efetivo da Administração Pública Direta Estadual do Poder Executivo e possui formação em nível superior completa, temos uma oportunidade especial para você!
Estamos em busca de talentos que desejam se desenvolver como líderes em potencial. Nosso objetivo é formar novos líderes que possam atuar com excelência na Administração Pública Direta do RS.
Junte-se a nós nessa jornada de aprendizado e crescimento, onde você poderá se conectar com outros servidores, compartilhar experiências e aprimorar suas habilidades de liderança. Estamos comprometidos em desenvolver um futuro melhor para a Administração Pública, e sua participação é fundamental.
Participe, inspire e lidere!

Pré-requisitos

• Ser servidor público efetivo da Administração Pública Direta Estadual, do Poder Executivo;
  • Não ocupar função gratificada transversal de nível 8 ou superior do Poder Executivo; ​
  • Faltar mais de cinco anos para adquirir o direito à aposentadoria; ​
  • Possuir formação em nível superior completo;
  • Obter anuência da chefia imediata para participar do Lidera RS.
  • .O servidor efetivo é aquele que presta um concurso e é nomeado a ocupar um cargo público.

Processo seletivo

O processo seletivo da 2ª edição do Lidera RS ocorrerá em duas etapas, buscando identificar servidores com perfil, potencial e motivação para o exercício da liderança para preenchimento das 50 vagas disponíveis.

Etapa I – Análise do perfil e trajetória profissional:

Etapa II – Identificação do potencial de liderança do candidato.

2° Edição - Lidera RS 2025

Perguntas & Respostas

Qual o número de vagas oferecidas?

Ao todo, serão oferecidas 50 vagas.

Sou servidor efetivo de nível fundamental, mas possuo diploma de nível superior, posso participar do Lidera RS?

Sim. Os critérios se referem à formação acadêmica do servidor e não ao seu cargo.

Sou servidor público de órgão ou entidade da administração pública estadual, mas atualmente estou cedido e em exercício em outra esfera ou Poder, posso participar do Lidera RS?

É necessário estar em exercício em órgãos ou entidades da administração pública direta estadual, do Poder Executivo.

O servidor em estágio probatório pode participar do Lidera RS?

Sim, pois um dos pré-requisitos é ser servidor público efetivo da Administração Pública Direta Estadual, do Poder Executivo. O servidor efetivo é aquele que presta um concurso e é nomeado a ocupar um cargo público.

Preciso solicitar afastamento para participação no Lidera RS?

Não. O Lidera RS compromete apenas 8 horas de sua jornada de trabalho, a cada 15 dias, bastando a anuência de sua chefia imediata.

Não sou da região metropolitana, serei ressarcido das despesas referentes a diárias?

Não. Por se tratar de um programa de governo, o Lidera não fará ressarcimento para os servidores em relação a diárias e deslocamentos. Não haverá pagamento de gratificação, vantagem ou indenização de qualquer espécie aos participantes do Lidera RS. Você pode solicitar uma consulta nesse sentido para sua liderança imediata.

Caso eu seja selecionado e durante minha participação eu venha a ser convidado a assumir um cargo com FG de nível 8 ou superior, terei que abandonar o Lidera RS?

Não. O critério de não ocupação de FG de nível 8 ou superior refere-se apenas ao momento da inscrição no processo seletivo.

Sou do interior, posso participar?

Sim, a maior parte do percurso formativo contempla aulas on-line síncronas. Serão apenas 4 encontros presenciais em Porto Alegre com 4 horas cada, ou seja, 16h no total, o que corresponde a 12% da frequência. O Lidera RS exige 75% de frequência para aprovação na formação, então, caso não tenha condições de vir à capital para os encontros presenciais, ainda assim é possível obter a frequência mínima.

Outras dúvidas:

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato: liderars@spgg.rs.gov.br

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com