A sala de recitais da Ospa recebeu, nesta quarta-feira (3/4), a primeira aula do Lidera RS, programa que busca qualificar agentes públicos com potencial para liderança, preparando-os para ocupar cargos e funções estratégicas dentro do governo estadual.
Estiveram presentes o titular-adjunto da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Bruno Silveira, os 50 servidores selecionados para o programa, além dos seus mentores. A atividade contou ainda com a primeira apresentação do Coral do Servidor do Rio Grande do Sul (Cores).
Coordenado pela SPGG, por meio da Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Sugep), o Lidera RS foi lançado durante a Semana do Servidor, em outubro de 2023, e despertou o interesse de 1 mil agentes públicos, que culminaram em 414 inscrições válidas. O processo seletivo foi dividido em três etapas e selecionou servidores de 13 órgãos da administração direta do Executivo estadual.
“Somos constantemente instigados pelo governador sobre a formação de líderes. O Lidera RS é uma resposta a essa necessidade da administração pública, juntamente com outras ações em desenvolvimento. Essa formação só é possível graças ao apoio de todas as secretarias, que trabalham para o desenvolvimento do Estado”, destacou Silveira.
O Lidera RS se estrutura nas etapas de formação executiva, mentoria e avaliação a cada ciclo, com monitoramento da ascensão dos egressos. A formação executiva terá carga horária de 132 horas. Ela será ofertada pela Escola de Governo (Egov) e conduzida pelo Centro de Liderança Pública (CLP). As aulas ocorrerão entre abril e novembro de 2024, de forma virtual síncrona e com encontros presenciais.
Na aula inaugural, houve o painel Construindo pontes – como as redes impactam a formação de lideranças públicas, com falas do secretário adjunto da SPGG, Bruno Silveira, da subsecretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da SPGG, Ana Dal Ben, e do diretor-presidente do CLP, Tadeu Barros.
O encontro seguiu com orientações aos selecionados sobre a formação pelo professor do CLP, Fernando Coelho. Os secretários de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabricio Peruchin, de Logística e Transportes, Juvir Costella e de Sistemas Penal e Socioeducativo, Luiz Henrique Viana, também prestigiaram o encontro.
“O Lidera RS é uma política de Estado e essa é apenas a primeira edição. Queremos torná-lo ainda maior, oferecer para a administração indireta, para preparar ainda mais pessoas para que possam, eventualmente, assumir cargos de liderança”, ressaltou Ana.
Formação
O secretário Luiz Henrique Viana, que é um dos mentores do Lidera RS, destacou o olhar do programa para o futuro. “Minha expectativa é que efetivamente tenhamos condições de alcançar aquilo que o Estado do Rio Grande do Sul espera do seu povo: mais unidade e união. As novas gerações já estão chegando e precisam de líderes que se preocupem com aqueles que estão a caminho”, avaliou.
A analista jurídica da PGE-RS, Gabriele Lopes, com atuação na 13ª Coordenadoria Regional de Educação, em Bagé, foi uma das selecionadas e acompanhou com atenção as primeiras orientações. “O Lidera RS é uma oportunidade de valorização e reconhecimento dos servidores públicos. Procurei não só pela qualificação profissional, mas também pela qualificação pessoal. A expectativa é grande e tenho certeza de que todos os participantes farão jus à oportunidade. Espero sair uma profissional mais segura, mais capacitada e disposta a receber as oportunidades que vierem”, disse.
A expectativa é compartilhada pela analista contadora Katia Terra, da Secretaria da Segurança Pública, que trabalha em Porto Alegre. “Fiz a inscrição com o objetivo de adquirir novos conhecimentos, ter contato com novas pessoas e levar novos desafios para minha vida profissional e pessoal. Ao final, espero um crescimento profissional em termos de conhecimento, podendo entender mais sobre administração pública e liderança”, comentou.
O lançamento da mentoria, etapa que ocorre simultaneamente à formação executiva, ocorreu em 14 de março, com a presenças dos servidores aprovados e suas lideranças imediatas. A mentoria representa uma inovação na gestão de pessoas do Estado e a primeira turma conta com a expertise da consultoria Lee Hecht Harrison (LHH), que atua em mais de 60 países. A parceria foi viabilizada por meio de Acordo de Cooperação com a Motriz, organização sem fins lucrativos que visa fortalecer o Poder Executivo no Brasil.
Além da SPGG, fazem parte do Lidera RS servidores das secretarias da Educação, da Cultura, da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, de Obras Públicas, da Segurança Pública, de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, de Sistemas Penal e Socioeducativo, da Casa Civil, do Meio Ambiente e Infraestrutura, da Saúde e do Esporte e Lazer, assim como da Procuradoria-Geral do Estado.
Texto: Karine Paixão e Vagner Benites/Ascom SPGG
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom