Com o objetivo de desenvolver um espaço de acolhimento e capacitação para apoiar os servidores após as enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul, em maio, a Escola de Governo (EGov) retoma o projeto EGov RS Meet, trazendo o tema Trilha Especial: Reconstrução do RS. Voltado a servidores públicos do Poder Executivo Estadual, o programa está estruturado em cinco encontros virtuais síncronos, com diferentes palestrantes a cada semana. As inscrições podem ser realizadas através da plataforma EGov. São 100 vagas para cada uma das aulas.

Ao longo dos anos, o Egov RS Meet já tratou da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e de orçamentos de obras públicas, entre outros temas. Esta edição do programa busca capacitar os participantes a compreender a formação, a implementação e a governança das políticas públicas no Brasil, com foco específico na política nacional de proteção e na defesa civil. Também está em pauta o gerenciamento de riscos e desastres, o entendimento do que significa a resiliência e como desenvolvê-la, individual e coletivamente (nas equipes e na sociedade) e o olhar para o interior do ser humano, buscando elementos humanos capazes de gerar novas formas de se recuperar e renascer diante destes acontecimentos.

Trilha Especial: Reconstrução do RS

O programa teve início, em agosto, com a palestra “Da Prevenção à Recuperação: O Desastre como Processo”, ministrada pela especialista em desastres Fernanda Damaceno. Na quinta-feira (15/8), o cronograma têm continuidade com o tema “Como estruturar operações e equipes resilientes”. O encarregado pela palestra será Rafael Trancoso, que planejou e conduziu as operações dos voos humanitários na base aérea de Canoas, e nos aeroportos de Santa Maria, Caxias do Sul e Pelotas durante a recente catástrofe climática do Estado. Os encontros ocorrem sempre às quintas-feiras, das 14h às 15h15. Para as próximas três semanas, os encontros permanecem às quintas feiras sempre às 14h.

EGov

A EGov RS é um departamento da Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão. Foi criada pelo Governo do Estado como uma ferramenta da estrutura de administração direta atendendo ao Mapa Estratégico do Governo. A escola atua como um órgão ativo na formação e desenvolvimento dos agentes públicos do Rio Grande do Sul, respondendo ao objetivo de “Valorizar e desenvolver o servidor público”.

Texto: Ascom/SPGG

Mais notícias...

Notícias

Procedimento auxiliar de credenciamento é tema da live do Celic Atualiza do mês de setembro

A Central de Licitações (Celic), vinculada à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), promoveu a oitava edição da série de lives Celic Atualiza nesta sexta-feira (12/09), trazendo o tema “O Procedimento Auxiliar de Credenciamento nas Compras Públicas”. A transmissão online ocorreu do lounge da Procergs, em Porto Alegre. O projeto, voltado a servidores públicos do Estado do Rio Grande do

Leia mais »
Notícias

Curso de ensino à distância Democratizando BIM está com inscrições abertas

A partir desta quinta-feira (11/9), estão abertas as inscrições para o curso de ensino à distância (EAD) “Democratizando BIM: agentes públicos do Rio Grande do Sul”, voltado para servidores municipais e estaduais que atuam com contratações de obras e serviços. A ação resulta da parceria entre a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG),

Leia mais »
Notícias

Com programas inéditos na administração estadual, RS aposta no desenvolvimento de lideranças públicas

Quase 300 líderes já participaram da Academia de Líderes, do Lidera RS ou do Onboarding de Lideranças  Publicação: 10/09/2025 às 15h05min O Governo do Estado do Rio Grande do Sul tem investido em iniciativas voltadas ao fortalecimento da gestão pública por meio de programas inéditos de desenvolvimento de lideranças. Dessas ações, ganharam destaque nos últimos anos o Lidera RS, a

Leia mais »
Notícias

Estudo Técnico Preliminar e Termo de Referência são temas da sétima live do projeto Celic Atualiza

A Central de Licitações (Celic), vinculada à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), promoveu a sétima edição da série de lives Celic Atualiza nesta sexta-feira (15/08), trazendo o tema “Estudo Técnico Preliminar e Termo de Referência”. A transmissão online ocorreu do lounge da Procergs, em Porto Alegre. O projeto, voltado a servidores públicos do Estado do Rio Grande do Sul

Leia mais »
Notícias

Estado promove aula inaugural da segunda turma da Academia de Líderes

Cerca de 100 servidores do Executivo receberam, na manhã desta quarta-feira (13/8), a aula inaugural da segunda turma da Academia de Líderes, programa de certificação de lideranças intermediárias da Administração Direta, promovido pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG). A aula foi ministrada presencialmente no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre, pelo professor

Leia mais »
Notícias

Escola de Governo promove workshop sobre Inteligência Artificial na Gestão Pública

Nos dias 24 e 31 de julho e 7 de agosto, a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), por meio da Escola de Governo (EGOV RS), realizou os encontros online do workshop “Inteligência Artificial na Gestão Pública”. A capacitação abordou conceitos e exemplos de IA no cenário global, aplicações e recursos disponíveis, regulamentação e ética no uso de dados,

Leia mais »
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com