Lidera RS – Turma 1 – 2024

Cronograma da Capacitação

Alunos

Agenor Filho

Professor de Educação Física do Estado do Rio Grande do Sul desde 2012. Atualmente é assessor pedagógico na 16ª Coordenadoria Regional de Educação. Comunicativo e dedicado, ao longo da carreira profissional desenvolveu habilidades em áreas de comunicação, saúde educação e gestão de pessoas, destacando-se na condução da equipe em direção à solução de problemas e conquista de resultados, delegando e compartilhando responsabilidades. Esse conjunto de habilidades, possibilitam contribuir significativamente e agregar valor nas instituições em que atua. Servidor público comprometido e focado em continuar se aperfeiçoando, é Especialista em Treinamento Desportivo e Mestrando em Educação.

Aline Costa

Graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, com especialização em Gestão de Marketing. Ingressou no serviço público aos 21 anos como Agente Administrativo, acumulando 13 anos de experiência no setor cultural. Desde 2010, faz parte do Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVi), ampliando suas responsabilidades para o Centro de Desenvolvimento da Expressão (CDE) e para o Museu de Arte Contemporânea do RS (MACRS), a partir de 2019. Foi fundamental na criação dos editais do Prêmio IEAVi de Artes Visuais, que impulsionou mais de 80 exposições. Atualmente, lidera a divulgação das atividades dessas instituições, desempenhando papéis essenciais na comunicação, administração e produção.

Aline Iranço

Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC/RS, tem uma trajetória dedicada ao direito e ao serviço público estadual. Atuou na advocacia privada por oito anos. Em 2012, ingressou na Procuradoria-Geral do Estado/RS como Analista Jurídica. Em 2021, concluiu Pós-Graduação em Gestão de Pessoas e integra o grupo de apoio ao Objetivo Estratégico “Fomentar o clima organizacional saudável e a qualidade de vida no trabalho”. Como parte das ações do programa, foi palestrante no evento “Carreira Profissional: Como Tornar-se Relevante no Futuro do Trabalho”. Participou da primeira turma da formação executiva Lidera RS.

Ana Rodrigues

Técnica em Qualidade, Graduada em Nutrição e Pós-graduada em Gestão e Governança Pública, com mais de 14 anos de experiência na área Administrativa. Servidora pública estadual desde 2010, tendo atuado em diversas frentes, atualmente desempenhando Assessoria Técnica no Gabinete do Secretário da SEAPI. Amplo conhecimento em gestão de agenda e logística, otimizando o tempo e garantindo o bom funcionamento do Gabinete. Além disso, possui expertise em aquisição de materiais e equipamentos, despacho de processos e gestão documental. Habilidades interpessoais excepcionais, organização, planejamento, comunicação e proatividade. Busca aplicar seus conhecimentos para melhorar processos e alcançar resultados.

Anelise Rodrigues

Arquiteta graduada pela PUCRS, com MBA em Gerenciamento de Obras e mais de 10 anos de experiência na Secretaria de Obras Públicas do Rio Grande do Sul. Atuei como Gerente de Regionais em Coordenadorias do Estado e atualmente sou responsável pela gestão das Atas de Registro de Preços de Manutenção das Escolas. Meu perfil, voltado à organização, reflete um compromisso com a ordem e a qualidade, alinhando-me a princípios de liderança que priorizam a linearidade e a melhoria contínua. No serviço público, defendo a transparência, a eficiência e a responsabilidade como pilares fundamentais para promover um impacto positivo na comunidade.​

Augusto Moura

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal Farroupilha – Campus Jaguari/RS (2019). Especialista em Ciências Criminais pela Faculdade de São Vicente (2023), em Direito Público Contemporâneo pela Faculdade de São Vicente (2022), em Direito Administrativo e Direito Anticorrupção pela Faculdade CERS (2022), em Segurança contra Incêndios em Edificações pela UFRGS (2022), em Gestão Pública Municipal pela UFSM – Campus Palmeira das Missões/RS (2018), em Ciências Penais pela UFSC (2010). Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2007). Bacharel em Ciências Militares – Área da Defesa Social pela Academia de Polícia Militar Cel. Hélio Moro Mariante – Porto Alegre/RS (2012).​ Tenente Coronel do Quadro de Oficiais do Estado Maior do Corpo de Bombeiros Militar do RS.

Bárbara Cavalcanti

Graduada em Ciências Biológicas (UFRN) e Mestre em Psicobiologia (UFRN). Entrou para a Polícia em 2014 e em pouco tempo estava na gestão pública, trabalhando como chefe de cartórios e secretaria de Órgãos da Secretaria de Segurança Pública. Atuou na organização e desenvolvimento de grandes operações policiais ao longo dos anos. Hoje, trabalha na organização e administração de 16 Delegacias de Polícia (todos os Órgãos das cidades de Alvorada, Cachoeirinha, Viamão, Gravataí e Glorinha) com mais de 270 servidores. Desenvolve ainda vários projetos, tanto de ações sociais com o intuito de aproximar a população dos policiais, como também de ações institucionais para aumentar o engajamento dos próprios servidores para com a instituição.

Bruna Gauer

Graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutora em Ciências Farmacêuticas pelo PPGCF-UFRGS. Possui especializações em Farmácia Estética e em Nutracêuticos. Perita Criminal do Instituto-Geral de Perícias (IGP-RS) desde 2018, integrando, portanto a Secretaria de Segurança Pública (SSP-RS). Integra a Seção se Drogas Apreendidas do Departamento de Perícias Laboratoriais (DPL) do IGP-RS, onde atuou por 2 anos como chefe substituta da seção e a partir de 2024 ocupará o cargo de Gerente Técnica de Qualidade para fazer parte da implementação do Sistema de Qualidade no DPL do órgão.​

Camila Córdova

Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUCRS, com formação na AJURIS e FMP. Desde 2004, acumula experiência no poder público, iniciando como estagiária no Judiciário do RS. ​ Em 2010, assumiu o cargo de Analista Jurídica no Executivo, atuando como coordenadora da Assessoria Jurídica da antiga Superintendência de Portos e Hidrovias. ​ Desde 2017, integra a Secretaria de Justiça, onde contribuiu para o desenvolvimento de programas de direitos humanos e socioeducativos, como a reformulação do Programa de Oportunidades e Direitos (POD) e a coordenação do projeto Escola+Paz. Atualmente, no PROCON RS, liderou a divisão de atendimento e coordena a modernização do Sistema Estadual de Defesa do Consumidor, sendo reconhecida por sua capacidade de resolver problemas complexos e fortalecer ações colaborativas.​

Cássio Pires

Graduado e Mestre em História e Mestre em Ciência da Informação (UFRGS). Analista em Assuntos Culturais na Secretaria de Estado da Cultura (SEDAC). Desenvolve projetos de digitalização, preservação digital, gestão e acesso à informação. Coordena o Programa Acervos da Cultura da SEDAC. É pesquisador do projeto Hipátia, modelo de preservação para implementação de Repositórios Arquivísticos Digitais Confiáveis, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT/MCTI).​

Cláudio Amador

Graduado em Engenharia Civil pela UNIFTEC, Licenciado em Física pela PUCRS, Especialização em Informática Educativa pela FAISA e em Atendimento Educacional Especializado – AEE pela FACSM. Também, um Mestrado não concluído pela Dissertação, mas todas as disciplinas do Mestrado Profissional de Ensino de Física da UFRGS. Atualmente, Analista Engenheiro (Civil) na Divisão de Avaliação de Imóveis (DIAVA/DEAPE/SPE/SPGG) desde abril de 2020. Com experiência em Direção de Escola no município de Caxias do Sul, onde fui Diretor e Coordenador Pedagógico, antes como professor de ciências, matemática e sala de informática, atuei na área de educação neste município, por 11anos, de 2008 a 2019. Também passei por 2 anos e meio de 2006 a 2008 no SEDUC do RS, como Professor de Física, concursado/contratado.​​

Clóvis Neuwald

Graduado em Ciências Sociais pela IBRA, possui especialização em Segurança Pública e Direitos humanos pela UNIJUÍ​ Com experiência profissional de quase 15 anos no serviço público, onde sempre exerci funções de relevância, ingressei na Brigada Militar em 2009 onde atuei em diversas áreas, com ênfase no serviço de inteligência policial e ao fim no assessoramento direto do comando. Atualmente na Secretaria de Serviços Penais e Socioeducativo, na SUSEPE, desempenho a atividade de Coordenação Administrativa e de Planejamento Regional.

Daniel Tonelli

Graduado em Administração pela UFRGS, especialização em Controladoria pelo NECON-UFRGS e licenciatura em Geografia pela ULBRA. Com experiência profissional de mais de 10 anos em gestão financeira e de pessoas em grandes empresas nacionais e multinacionais. Em 2017, ingressei no serviço público como agente penitenciário na Superintendência dos Serviços Penitenciários (SUSEPE), passando por várias áreas, tanto operacionais, quanto de gestão. No último ano, chefiei a equipe que entregou o projeto da SUSEPE para o Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (PISEG-RS) e indiretamente participei como colaborador do projeto que criou o sistema de informação gerencial do mesmo órgão o Sistema de Gestão e Planejamento (SIGplan).

Denise Gomes

Médica pela UFRGS. Residência em Psiquiatria na UFCMPA. Especialista em Psicoterapia de Orientação Analítica pela UFRGS. Curso Avançado em Adm. Policial Militar da Academia de Polícia Militar da BM do RS. Curso de Especialização em Políticas e Gestão em Segurança Pública da Academia Policial Militar da BM do RS. MBA de Gestão em Saúde pela UFRGS. Com experiência de mais de 18 anos na Gestão em Saúde Mental na BM do RS, onde ingressou em 2006. Chefe de Unidade de Internação Psiquiátrica do Hospital da BM de POA por 11 anos, tendo acumulado em parte desse período a Presidência da Junta Médica. Após passagem pelo Dep. de Saúde e Direção Técnica do Hospital, desde 2021 Chefia a Seção Biopsicossocial da BM. O aumento da equipe e capilaridade da atenção em saúde Mental à corporação, de 4 para 12 municípios, possibilitando incremento de 300% nas consultas e horas de assistência ao policial. Implantação do Programa Anjos que há formou mais de 500 facilitadores em Saúde Mental na Corporação.

Diego Monteiro

Graduado no Curso Superior de Tec. em Gestão de Polícia Militar, graduação de Direito (em andamento). Ingressei na BM em 2003 e durante estes 21 anos, atuei por 03 anos como soldado no policiamento ostensivo. Fiz parte do setor administrativo e recursos humanos da Companhia a qual pertencia. Em 2009 setor de planejamento, instruções e treinamentos do 12° batalhão em Caxias do Sul, função que me projetou e abriu as portas para, em meados de 2010 compus a equipe de Logística e Patrimônio do Comando Regional da Serra. Em 2014, fui promovido a sargento. Em 2021 compus a equipe da 1ª unidade da rede de Col. Tiradentes, em Caxias do Sul, onde sou vice-diretor. Em 2023, fui promovido a 1° Tenente. Atuei na implantação do projeto-piloto do sistema de manutenção de veículos informatizado na BM e da implantação do Col. Tiradentes em Caxias do Sul.

Douglas P. Velasquez ​

Graduado em Direito, Especialista em Segurança Pública pela UFRGS . Com 20 anos de serviço público, ingressou na Brigada Militar em 2004, exercendo atividades operacionais, de comando e de  assessoramento jurídico até 2010 , quando passou a residir em Brasília e teve experiências no Ministério da   Justiça e Presidência da República . Desde 2015, atua  na Assessoria de Relações Federativas do Escritório do  RS em Brasília, vinculado à Casa Civil. É agente ativo na  interlocução entre Bancada  Gaúcha e Governo do Estado, no intuito de que os  interesses dos projetos  estratégicos do RS sejam contemplados no orçamento federal, o que hoje já está  sedimentado. Atualmente, as  atividades não se resumem  ao Congresso Nacional, mas sim em toda e qualquer interlocução do Estado do  RS, seus municípios e sociedade, quando estas  necessitam de uma atuação  ou resposta qualificada junto  aos órgãos federais na capital da República.

Edson Fabrício da Silva ​

Graduado em Física Licenciatura, possui especialização em Tecnologias Digitais aplicadas à Educação. Professor da Rede Estadual de Educação há 15 anos e Assessor Pedagógico da Secretaria Estadual de Educação há 3 Anos, ocupando por duas vezes cargo de chefe de divisão, onde me encontro atualmente na Superintendência da Educação Profissional. Os Núcleos de Inovação para o Trabalho é um programa que está em execução e o Programa Partiu Futuro, eixo 3, está em execução sob responsabilidade da divisão que estou atuando. Os dois programas juntos impactam mais de 3000 jovens e adultos com formação e empregabilidade.

Eduardo S. da Silva ​ ​

Licenciado em Letras - Espanhol e Especialista em Mídias na Educação.​ Professor e Assessor Pedagógico da rede estadual desde 2000, da rede municipal desde 2002 e da rede privada de 2000 a 2012. Lotado na 5ª CRE - SEDUC.​ Processo de implementação do Ensino Médio em uma grande escola de Pelotas. Acompanhamento, Transição e Expansão do Ensino Médio em Tempo Integral nas escolas da Região. Articulação Regional do programa Alfabetiza Tchê.​

Emerson S. Ribeiro ​

Graduação em Direito pela Anhanguera, Curso Superior de Bombeiro Militar pelo CBMRS, Especialização em segurança contra incêndio em edificações pela UFRGS. Com 17 anos no serviço público militar, ingressei em 2007 no exército brasileiro onde permaneci até 2012, ano em que ingressei como Soldado do Corpo de Bombeiros Militar, permanecendo no cargo até 2020, quando migrei para o Quadro de Oficiais do Estado Maior do CBMRS, onde ocupo o posto de Capitão na Assessoria de Operações e Defesa Civil do CBMRS, vinculado a SSP. Atuei no gerenciamento das equipes de busca e resgate no evento do Vale do Taquari em 2023, por dois meses, culminando na maior operação de decorrente de evento climático já atendida pelo CBMRS, em união de esforços entre diversas corporações, inclusive de outros estados do País.

Emmanuele V. Baggio ​

Formada em Farmácia pela UFRGS e com mestrado em Toxicologia Analítica, é servidora pública desde 2009. Há 15 anos trabalha no Instituto - Geral de Perícias, tendo atuado como perita na área laboratorial, nos campos da Toxicologia e da Química Forense. Recentemente, passou a integrar a equipe responsável pelo ensino e formação profissional do IGP. Essa nova perspectiva e a proximidade com áreas de gestão mais estratégicas trouxe uma visão mais global da instituição, e com isso, a possibilidade de identificar e reconhecer novas opções de atuação.

Fabiana Jeremias ​

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFRGS. Especialização em Arquitetura Hospitalar pelo IAHCS e MBA em Finanças Corporativas. Com experiência de quase 10 anos como profissional liberal em projetos e execução de obras e em aprovação de projetos em Prefeituras. Atuei como perita no Judiciário do RS. Ingressei no serviço público do Estado em 2012, no cargo de analista arquiteto na SOP. Atuei como projetista para a Secretaria da Saúde. Fiz gestão e gerenciamento de diversos projetos como chefe de seção em uma equipe, treinada por mim, que envia os projetos da SOP para licitação, de 2019 a 2022. Nestes, constam todos os projetos estratégicos e monitorados pelo governo que passaram na SOP de 2022 a 2022. Atualmente, sou projetista do setor de projetos hidrossanitários no Departamento de Projetos em Prédios da Educação na SOP.

Fernando Turna

Formado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria em 1990 e especialista em Proteção de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa em 2013. Trabalhou na iniciativa privada até 2005. Ingressou em 2006 no serviço público estadual como Fiscal Estadual Agropecuário. Foi membro da Junta de Julgamento de Processos Administrativos do DDV/SEAPI por 7 anos e presidente da Associação dos Fiscais Agropecuários do RS-Afagro entre os anos de 2009 a 2012. Atualmente é responsável pelas ações de fiscalização agropecuária (agrotóxicos, sementes, defesa vegetal e fiscalização da produção de vinhos) da Regional Santa Maria.​

Flavia Fortes

Graduada em Medicina Veterinária pela ULBRA, possui especialização em Diversidade e Conservação da Fauna, Mestrado em Ciências Veterinárias (FAVET-UFRGS) e em 2023 se tornou sanitarista pela FAMED-UFRGS, cujo tema do TCC foi “Interfaces entre Saúde Única e os Serviços Veterinários Oficiais – Uma Revisão Sistemática”. Atualmente preside a Comissão de Saúde Única do CRMV-RS. Ingressou na Secretaria de Agricultura em 2008 como Fiscal Estadual Agropecuário. Coordenou o Programa Estadual de Sanidade Avícola e também foi Chefe substituta da DDSA. Colaborou na Seção de Epidemiologia e Estatística e hoje desenvolve suas atividades no Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor.

Gabrielle Rocha

Analista Jurídica vinculada à Procuradoria-Geral do Estado, com mais de 14 anos de experiência na Administração Pública. Atuou profissionalmente no Gabinete do Chefe do Executivo Estadual, na Secretaria-Geral de Governo, na Polícia Civil e na Secretaria de Obras Públicas. Bacharela em Direito pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP) e Pós-graduada em Mediação, Conciliação e Arbitragem pelo Grupo Educacional Verbo Jurídico. Possui perfil idealizador, tendo como valores, a liberdade e a criatividade, com foco no futuro, na inovação e no empreendedorismo. ​

Gracieli Erthal ​

Graduada em Engenharia Agronômica pela UFSM – Frederico Westphalen, com graduação sanduíche pela Universidade de Évora-Portugal. Mestre em Agricultura de Precisão pela UFSM, Santa Maria, com experiência em docência. Atuo há 10 anos no cargo de Fiscal Estadual Agropecuário na SEAPI – Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação. Sou responsável pela fiscalização do comércio, prestação de serviços e uso de agrotóxicos e afins, fiscalização do comércio de sementes e mudas, inspeção de produtos de origem vegetal, atividades de educação sanitária e defesa sanitária vegetal na Regional de Ijuí. Meu propósito é auxiliar na evolução do setor agrícola do RS.

João Liberali

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UNISINOS, com MBA em Gestão de Projetos, atuo na Secretaria de Obras Públicas desde 2010. Minha experiência inclui elaboração e análise de projetos, confecção de planilha orçamentária e dados técnicos para edital de licitação. Atualmente, integro a Assessoria Técnica da Diretoria de Projetos em Prédios Diversos, onde contribuo para a gestão de projetos estratégicos. Valorizo o trabalho em equipe, a comunicação efetiva e a disseminação de conhecimento. Acredito que a liderança deve se basear em planejamento, gestão de pessoas e comunicação, buscando sempre mobilizar as equipes para enfrentar os desafios de forma colaborativa.​

Juliana Correa ​

Analista Bióloga, mestra em Biologia Celular e Molecular pela UFRGS. Atuação nas áreas de saúde pública e meio ambiente. Na saúde, atuei na implantação e execução de novos exames no Estado, ministrei capacitações na rede de saúde no interior e na capital. No meio ambiente, atuo como Coordenadora e Gerente de Projetos do Programa de Revitalização de Bacias, informando sobre o andamento dos projetos em várias esferas do governo e federal, elaborando projetos, termos de referência, processos de licitação, atuando na fiscalização de contratos, na interlocução com municípios e Ministério Público, além do envolvimento no planejamento e orçamento das ações.

Kátia Biehl ​

Graduada em psicologia, administração e ciências sociais. Especialista em Recursos Humanos; em Família; em Neurociências e educação; em Terapia da constelação familiar sistêmica, Mestre em Administração; e em Psicologia, Doutora em Psicologia. Professora universitária por 28 anos, coordenando vários cursos de graduação e pós graduação, profissional da área de RH desde 1986. Fui coordenadora técnica da 1 Região na SUSEPE, sou psicóloga em um Instituto penal. Desenvolvi cursos de graduação e especialização nas universidades que trabalhei, fiz parte do grupo de implantação de unidades fabris, selecionando e treinando toda a mão de obra operacional e administrativa, fiz vários programas de trainee e participei como professora de inúmeros cursos na área comportamental. Fiz parcerias com diversas empresas dentro da SUSEPE.

Katia Terra

Entusiasta do serviço púbico e do seu potencial em impactar vidas!​ Possuo MBA em Gestão Financeira, MBA em Perícia Trabalhista e Graduação em Ciências Contábeis pela PUC-RS. Atualmente lotada no Instituto Geral de Perícias, desde 2018, como Analista Contadora, porém minha trajetória no serviço público iniciou no ano de 2013, quando fui nomeada no meu primeiro concurso publico como contadora na Fundação de Proteção do Estado do RS. Já exerci a função de Pregoeira, coordenadora e de chefe de contabilidade, responsável pelo planejamento orçamentário e encerramento das demonstrações contábeis. Apaixonada por desafios.

Lauren Sanches ​

Graduada em Sistemas de Informação pelo UniRitter. Pós-Graduada em Educação a Distância pelo Senac-RS. Pós-Graduada em Tecnologias Aplicadas à Educação pela Faculdade Descomplica. Mestranda em Administração e Negócios pela Must University. Tem experiência de mais de 20 anos nas áreas de Análise de Sistemas, Gerência de Projetos, Hardware e Software. Ingressou no serviço público em 2010 na Secretaria Estadual da Saúde - SES-RS. Os projetos gerenciados que impactaram positivamente os usuários e a sociedade, foram: implantação da educação a distância, webconferência, confecção do site Institucional e a Intranet, bem como a implantação da suíte Office365.

Liliana Barcellos ​

Graduação: Direito (UNIRITTER);​ Pós-graduações Lato Sensu: Direitos Civil e Processual Civil (Faculdade IDC); Direito Administrativo (Faculdade Signorelli); Governo Digital (Faculdade Verbo Educacional).​ Pós-graduação Stricto Sensu: Mestranda em Administração e Negócios (previsão de conclusão até março/2025), com foco de pesquisa em Estratégias, Organizações e Sociedade - EOS, sendo bolsista de pesquisa CAPES (PUCRS).​ Experiências Profissionais:​ Advogada Cível (2004-2010);​ Analista Setorial da PGE/RS (2010 até os dias atuais). Atuação transversal nas áreas de transparência, ética e controle público, onde participou/participa de entregas importantes envolvendo políticas de transparência, dados abertos, classificação de informações em grau de sigilo, carta de serviços, avaliação de serviços e Canais de interação com a sociedade. Além disso, atua na elaboração de projetos voltados ao fomento do controle social e da educação cidadã.​

Luana Mello

Licenciada em Letras – Português e Literatura e mestra em Linguística Aplicada, ambas pela UNISINOS. Professora da rede estadual pública desde 2010. Possui três anos de experiência como vice-diretora. Atuou de maneira voluntária em projetos de alfabetização de idosos e aquisição de idioma para imigrantes senegaleses. Foi professora do Pré-Enem, da SEDUC RS e TVE, de 2020 a 2022 e atua atualmente como assessora técnica na Divisão de Ensino Médio na SEDUC RS. Participei dos relatórios da Escuta Ativa da rede estadual. Atuo na relação com os parceiros externos, principalmente os relacionados ao ENEM, bem como sou responsável pelo 5º Itinerário, o Jovem de Futuro e o Jovem Senador, no que compete ao EM. Tenho atuado na construção de materiais de apoio aos professores da rede estadual, bem como auxílio na concepção do site do EMG.

Lúcia Lamb

Mestre em Educação/ UFRGS. MBA em Gestão Educacional-FGV-RS. Bacharel em Letras. Especialista em Altas Habilidades/Superdotação (AHSD) e Informática na Educação. Experiência – 40 anos em docência e pesquisa na Educação Básica e IES. Assessora Técnica para AHSD na FADERS. Coautora da Cartilha sobre AHSD da FADERS. Membro da Comissão de Elaboração do Plano Decenal em Defesa dos Direitos das Pessoas com AHSD. Vice-Presidente da Associação Gaúcha de Apoio às AHSD (AGAAHSD). CEO Gifted Center.

Luciana Eberle ​

Graduada em Farmácia pela UFRGS, possui especialização em Gestão de Laboratórios de Análises Clínicas e mestrado acadêmico em Assistência Farmacêutica. Com mais de 15 anos de experiência profissional, em 2014 ingressou na carreira de Especialista em Saúde, no Dep. de Assistência Farmacêutica da SES. Atuou na construção de fluxos de distribuição de medicamentos e insumos do Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica, permanecendo na programação e gerenciamento da logística dos medicamentos antirretrovirais e aqueles destinados às infecções oportunistas e efeitos colaterais relacionados ao HIV/Aids, trabalho que teve impacto relevante no acesso da população a profilaxias e medicamentos essenciais ao tratamento dessa condição de saúde.

Marcelo Conterato

Sou Mestre em Ciência da Computação pela PUCRS, com Pós-graduação em Segurança de Sistemas Computacionais pela ULBRA e graduação em Tecnologia em Redes de Computadores pela UniLa Salle. Com mais de 20 anos de experiência em TI, ingressou na gestão pública em 2006 como Policial Militar, atuando em TIC no Gabinete do Governador, Casa Civil, BM e SSP. Atualmente, sou Assessor Técnico na Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicação da SSP-RS. Na BM, foi Analista na Divisão de Gerência de Redes, responsável pela administração de redes, servidores e segurança da informação. Na Casa Civil, foi Coordenador Adjunto na Unidade de TIC, liderando projetos de infraestrutra em ambientes de Servidores. Na SSP/RS, trabalho na migração de domínio de rede, virtualização de servidores e implementação de Cibersegurança.

Maria Garcia

Graduada em Biblioteconomia e Arquivologia pela UFRGS, possui especialização em Museologia e Patrimônio Cultural - UFRGS. Com experiência de 24 anos na área de Biblioteconomia e gestão de bibliotecas. Ingressou na Procuradoria-Geral do Estado em 2006, na carreira de Analista Bibliotecária Jurídica. Atuou na reativação da Biblioteca do IPERGS e atualmente é responsável pelos principais projetos de modernização da Biblioteca da PGE-RS.

Marinete de Andrade​

Formada em Tecnologia em Gestão Pública e curso pós-graduação em MBA em Ciência Política e Gestão em RH. Essa combinação de conhecimentos permitirá que eu tenha uma visão abrangente e multidisciplinar. Em minha trajetória no estado cito o meu trabalho no Departamento de Transportes do Estado do Rio Grande do Sul, durante dez anos. Foi uma trajetória diversificada em que assumi papeis importantes no crescimento do Departamento, ao liderar o setor da Central de Compartilhamento de Veículos. A implantação do sistema de agendamentos como também o projeto carsharing certamente trouxeram benefícios significativos aos servidores. Atualmente trabalho no Tudo Fácil Gestão como Supervisora de Atendimento ao Cidadão, dando continuidade para a eficiência e qualidade dos serviços públicos.

Pablo Seffrin ​

Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais é especialista em Direito Público e em Gestão e Governança Pública com MBA em Gestão do Esporte. No serviço público desde 2012 é Analista de Projetos e Políticas Públicas – Analista Jurídico. Com quase dez anos na área de compras públicas, com passagem na CELIC e em órgãos da SSP, desde 2021 é lotado na ASTEC da Secretaria do Esporte e Lazer e exerce a função de analista técnico e coordenador substituto, prestando apoio técnico ao Secretário por meio de manifestações diversas e elaboração de Notas Técnicas. Responsável pela instrução e monitoramento dos convênios referentes aos editais da Secretaria, Emendas Parlamentares e Consulta Popular.

Patrícia Mairesse

Bióloga, formada pela Universidade Federal de Santa Maria (RS). Psicopedagoga e Especialista em educação ambiental. Mestre em Psicanálise, Saúde e Sociedade. Atua como Assessora do Núcleo de Cuidado e Bem-estar Escolar da Secretaria Estadual da Educação do Rio Grande do Sul. Possui experiência em gestão, proposição e tutoria de cursos a distância. Líder voluntária e ativista da Mercy For Animals, realizando capacitações nacionais em defesa da causa animal. Dedica-se também ao ativismo ambiental sendo facilitadora de grupos de estudos ambientais. Voluntária da Associação Médica Espírita do Rio Grande do Sul junto dos trabalhos de dependência química. Atualmente, cursa sua segunda graduação em Psicologia.

Rafael Jardim ​

Graduado em Direito e especialista em Direito Público e Segurança Contra Incêndios, atualmente cursando Recursos Humanos. Militar do Corpo de Bombeiros do RS desde 2006, ingressou na carreira de gestão em 2014 como capitão. Atuou na gestão de licenciamentos na região do Vale do Rio Pardo e Taquari (2015-2017) e em Porto Alegre (2017-2022). Atualmente é Subdiretor e Chefe da Divisão de Ensino da Academia de Bombeiro Militar do RS, responsável pela formação e qualificação dos bombeiros no estado. Contribuiu para a modernização dos processos de licenciamento em segurança contra incêndios (PPCI), tornando-os mais céleres no Brasil.

Raíssa Barbieri ​

Graduada em Saúde Coletiva, com especialização e mestrado pela UFRGS, além de MBA em Serviços de Saúde. Desde 2015, atuo na Secretaria Estadual de Saúde como Analista de Políticas e Sistemas de Saúde, desenvolvendo competências em gestão da atenção básica, liderança de equipes, formação de residentes e avaliação de políticas de saúde. Coordenei a implantação da Planificação da Rede de Atenção à Saúde e contribui na formulação do Programa Estadual de Incentivos para a Atenção Primária à Saúde e da Rede Bem Cuidar. Atualmente, estou Coordenadora da Divisão de Doenças Crônicas Transmissíveis e Não Transmissíveis, focando em estratégias para melhorar a saúde da população

Raquel Grendene ​

Desde 2020, exerço a função de assessora técnica na SEDUC/RS, onde participou da estruturação do setor dedicado aos convênios e parcerias. Suas atribuições: orientar e acompanhar os processos; acompanhar e monitorar os projetos de convênios e parcerias; elaborar documentos e manuais para padronização de rotinas internas à luz das normas vigentes e oferecer suporte aos parceiros na elaboração de Planos de Trabalho. Destaca a elaboração do fluxo de tramitação para as parcerias com as OSCs, otimizando o tempo dos processos e proporcionando maior clareza sobre as atribuições dos setores. Foi professora na rede de ensino pública e privada. Graduada em Licenciatura em História (FAPA/RS). Pós-graduação em: História Contemporânea (FAPA/RS); Gestão Escolar (FAE/PR); e Estatísticas e Avaliação Educacional (UFJF/MG).

Raquel Silva ​

Licenciada em Biologia, pós-graduada em Supervisão e Gestão Escolar. Ingressou no serviço público em 2002, como docente. Atuou como vice-diretora, supervisora escolar, assistente financeiro e diretora. Executou projetos, geriu pessoas, motivou equipes e implementou melhorias nas escolas, sempre buscando uma educação pública de qualidade, democrática, participativa, inclusiva e com equidade.

Ricardo Pessôa

Graduado em Direito, possui Especialização em Balística, Neurociência e Desenvolvimento Humano e MBA em Neurociência aplicada à gestão organizacional. Formado em Operações Especiais Policiais. Experiência de 8 anos como Oficial de Infantaria do Exército Brasileiro, liderando e desenvolvendo equipes. Desde 2016 é Policial Civil/RS, lotado atualmente no Grupamento de Operações Especiais – CORE, unidade operacional com atribuição estadual em ações policiais de alto risco ou complexidade. Atua ainda, no Serviço de Doutrina e Recrutamento, responsável pelo treinamento da unidade de OpEsp da PCRS, e como instrutor de disciplinas operacionais na formação básica e continuada policial.

Sabrina Vaz

Graduada em Agronomia e Ciências Jurídicas e Sociais, com especialização em Direito Ambiental e Urbanístico. Ingressou na Secretaria da Agricultura em 1988 como Analista Agropecuária e Florestal (técnico científico), dedicando-se a projetos de desenvolvimento rural sustentável ao longo de 25 anos. Assumiu posições de liderança em programas como o RS RURAL e Plano Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica, coordenando este último desde sua concepção (2016-2019). É membro da Comissão de Direito Ambiental da OAB-RS desde 2013.

Silvane Barcelos

Graduada em Direito pela Uniritter (2019), com especializações em Direito do Trabalho, Direito Constitucional, Direito Civil e Processual Civil e Direito Previdenciário, todas pela FMP. Possuo 25 anos de experiência profissional, sendo 15 deles em pequenas empresas privadas. Ingressei em 2014 na PGE, no cargo de Técnico Administrativo, desde 2017 sou chefe de secretaria substituta, primeiro na 11ª Procuradoria Regional (Guaíba), hoje na 3ª Procuradoria Regional (Canoas). Minhas entregas desde o início são desempenhar minhas atividades da forma mais eficiente possível e sugerir mudanças para melhoria dos fluxos.

Tiago de Camargo

Graduado em Engenharia Civil pela FSG, com MBA em Planejamento e Controle de Obras Públicas, MBA em Gestão de Obras na Construção Civil, Especialização em Engenharia de Avaliações e Perícias, Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho e Especialização em Cálculo Estrutural e Fundações.Atua há 12 anos no serviço público, atualmente como Analistas de Projetos e Políticas Públicas na SOP. Atuou na elaboração dos projetos e fiscalização de reformas de escolas estaduais, que foram entregues dentro do prazo e dentro orçamento inicial. Outra entrega, que considera muito importante foi o suporte prestado ao Escritório de Projetos de Restabelecimento e Reconstrução (EP2R), durante as inundações ocorridas no Vale do Taquari. Atualmente atua na elaboração de projetos, vistorias, fiscalização e controle de obras.

Tiago Fick

Graduado em Engenharia Florestal pela UFSM e Mestre em Silvicultura, atua há 17 anos no manejo florestal, silvicultura e desenvolvimento rural. Possui expertise em políticas públicas, legislação ambiental e gestão de projetos e equipes. Trabalhou na Secretaria da Agricultura do Paraná (2007-2009) e como consultor no RS. Desde 2014, na SEAPI-RS, auxiliou na modernização do Cadastro Florestal, estruturação da Divisão de Florestas Plantadas, elaboração do QUALISILVI-RS e geriu mais de R$ 2 milhões do FUNDOMATE. Atualmente, participa do Cadastro Florestal, QUALISILVI-RS e assessora as Câmaras Setoriais da Erva-mate e Florestas Plantadas do RS.

Thomaz Silva

MBA em Gestão Estratégica da Administração Pública – Faculdade Descomplica. Com experiência profissional de quase 15 anos no Serviço Público e quase 5 em posições de lideranças de seções e substituições de divisões, ingresso em 2012 na carreira de Agente Administrativo. Atuei na elaboração do Decreto de Movimentação Funcional; Atuei na gestão dos ingressos de Cargos em Comissões e Designações de Funções Gratificadas com os limitadores fiscais da pandemia Covid-19; Atuei na implantação do sistema de assinaturas por tarefas na SEAPEN, reduzindo o tempo de implantação na folha de pagamento dos Servidores Penais de 3 meses para 1 mês.

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