Cerca de 100 servidores selecionados do Poder Executivo estadual deram início à sua formação na Academia de Líderes na manhã desta quarta-feira (19). O projeto, lançado na Semana do Servidor 2024, é liderado pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, por meio da Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Sugep), e busca certificar lideranças intermediárias da Administração Direta Estadual, com foco nos chefes de divisão. O primeiro encontro do grupo foi realizado na Casa da Ospa, em Porto Alegre, e teve como tema “O desafio de liderar no setor público”, aula ministrada por Fernando Coelho, professor de Administração Pública da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP). O secretário adjunto da SPGG, Bruno Silveira, fez o discurso inicial do encontro.
“A SPGG tem trabalhado ao máximo para fortalecer as carreiras do Estado e esta é mais uma iniciativa neste sentido. Sabemos o quanto os servidores do Rio Grande do Sul são engajados e qualificados, temos como o exemplo o grande trabalho desempenhado durante o período da calamidade. Por isso, parabéns por estarem aqui”, declarou o secretário adjunto Bruno Silveira, destacando também a significativa presença feminina na plateia. As mulheres representam 60% dos alunos da primeira edição da Academia de Líderes.

Academia de Líderes A Academia de Líderes será ministrada por instituições de referência em gestão pública, entre as quais estão o Centro de Liderança Pública (CLP) e a Fundação João Pinheiro. Serão 40 horas, distribuídas ao longo de quatro meses, com aulas teóricas e aconselhamento profissional. Os selecionados também participarão de oficinas práticas oferecidas pela Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Sugep). A formação se estende até junho, com encontros quinzenais.
O processo seletivo da Academia de Líderes ocorreu em etapa única, quando foram analisados o currículo e a motivação do candidato em participar da formação. Para o segundo semestre de 2025 novas turmas estão previstas.
“A Academia de Líderes faz parte do conjunto de projetos idealizado para qualificar ainda mais a força de trabalho do Estado. Esperamos que esta formação seja permanente e atinja todos os chefes de divisão. Nosso objetivo é reunir uma série de líderes preparados, de forma institucional, para enfrentar os desafios de cada tempo que virá”, afirmou a subsecretária da Sugep, Ana Dal Ben.
Texto: Ascom/SPGG
Fotos: Davi Besson e Karine Paixão/Ascom SPGG