Cerca de 100 servidores de diversos órgãos do governo estadual reuniram-se na manhã desta quarta-feira (29) no auditório do Centro Universitário Senac-RS (UNISENAC), em Porto Alegre, para o primeiro dia da Oficina de Liderança Engajadora, promovida pela Escola de Governo (EGov), departamento vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), em parceria com o Centro de Liderança Pública (CLP). A qualificação foi pautada com o objetivo de desenvolver e aprimorar as lideranças do Estado, a fim de alcançar a eficácia em objetivos e metas.
“Sabemos a importância de trabalharmos o engajamento de nossas equipes para uma melhor cultura organizacional e atingirmos todos os resultados que almejamos”, declarou a diretora da EGov, Anelize D’avila, durante a abertura do evento. “A missão de valorizar e desenvolver nossos servidores está no Mapa Estratégico do Governo e o eixo de engajamento é importantíssimo para potencializarmos nossas entregas”, completou.
Sob o tema “Propósito e geração de valor”, o primeiro dia de oficina apresentou conteúdos acerca da percepção de estilos de liderança, com foco no papel, responsabilidades e atitudes necessárias para promoção do bem-estar dos servidores liderados. O ministrante, Fábio Ferraz, é mestre em Gestão de Políticas Públicas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Mestre em Liderança e Gestão pelo CLP.
Com ampla experiência na área, o professor lembrou que a orientação do serviço público direciona para as entregas à população. “Por isso é necessário a conexão das diversas agências públicas para que consigamos promover essas ações, o que só faz sentido quando temos um nível de propósito em comum. O nosso propósito é a satisfação do cidadão e para que isso aconteça é fundamental a liderança de quem está na máquina pública”, salientou
As próximas oficinas serão realizadas nos dias 30/11 e 7/12, trazendo os temas “Conexão com a entrega” e “Promoção de ambiente engajador e vínculo nos times”, respectivamente. As aulas trarão conteúdos relacionados à administração de conflitos, eficiência de tomadas de decisão e desenvolvimento da equipe através do fortalecimento e participação da liderança, entre outros tópicos. Receberão certificado os servidores que estiverem presentes nos três dias de oficina.
Texto: Karine Paixão, Ascom/SPGG