A Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), via Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Sugep), realizou, na terça e quarta-feira (22 e 23/07), uma mentoria coletiva com alunos da segunda turma do Lidera RS, programa de formação de líderes no serviço público estadual, e um encontro de formação com mentores, respectivamente. As mentorias ocorreram de forma online no Microsoft Teams.
A primeira etapa da mentoria, realizada na terça-feira (22), reuniu a primeira turma de alunos da mentoria coletiva que tem como público-alvo os alunos do Lidera. Sob o tema “autoconhecimento”, os participantes realizaram teste de perfil e identificaram seu estilo comportamental: perfil dominante, perfil de influência, perfil estável e o de conformidade. As atividades foram conduzidas por Ângela Joaquim Borges, especialista em desenvolvimento humano e liderança, analista comportamental e consultora interna e externa de Gestão de Pessoas, e a abertura foi realizada pela subsecretária da Sugep, Ana Carolina dal Ben.
Para Ana dal Ben, o autoconhecimento é ferramenta importante para uma liderança eficaz. “O autoconhecimento é fundamental para liderar os outros e a mentoria busca justamente apoiar os participantes a entenderem suas potencialidades e, também, as áreas de melhoria”, afirma. Ângela Joaquim Borges, condutora das atividades com os alunos, ressaltou que o perfil comportamental visa identificar tendências, não estabelecer rótulos. “Não se trata apenas de saber seu tipo de perfil comportamental ou suas habilidades. É entender seus padrões e assumir responsabilidade pelas próprias escolhas, usando o autoconhecimento como aliado para tomar decisões com mais clareza, gerenciar melhor as emoções, comunicar-se com mais assertividade, reconhecer as oportunidades de desenvolvimento e potencializar os próprios talentos”, aponta.
Já nesta quarta-feira (23), os encontros de formação foram destinados especificamente aos mentores que irão fornecer as mentorias aos alunos do Lidera RS. Os mentores foram divididos em duas turmas e tiveram suas atividades conduzidas pela especialista Geovana Magalhães, da consultoria Lee Hecht Harrison, atuante na gestão de carreiras de executivos em mais de 60 países. A atividade focou no acompanhamento em relação ao andamento da mentoria, na avaliação das ferramentas utilizadas e os principais desafios e conquistas das capacitações até o momento.
As mentorias encerram no dia 31 de julho, quando uma nova atividade de mentoria coletiva será realizada com a segunda turma de alunos do Lidera RS.
SOBRE O LIDERA RS
Lançado pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), o Lidera RS busca formar novos líderes no serviço público estadual por meio de formação executiva com carga horária de 132 horas, ofertada pela Escola de Governo (Egov) e conduzida pelo Centro de Liderança Pública (CLP).
Também faz parte do programa o eixo de mentoria, composto por seis encontros de mentoria individual e três encontros de mentoria coletiva. Os mentores são formados pela consultoria Lee Hecht Harrison, atuante em mais de 60 países e a parceria foi viabilizada por meio de Acordo de Cooperação com a Motriz, organização sem fins lucrativos que visa fortalecer o Poder Executivo no Brasil.
O Lidera RS está na sua segunda edição e é centrado no desenvolvimento de servidores com potencial de liderança, promovendo uma cultura de aprendizado contínuo, troca de experiências e atuação em rede. A proposta vai além da transferência de conhecimento: busca formar redes de relacionamento sólidas, fomentar o diálogo entre diferentes esferas da administração e contribuir para a melhoria das políticas públicas e dos serviços prestados aos cidadãos.
Texto: Felipe Michalski, Ascom/SPGG