A Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), via Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Sugep), realizou, na terça e quarta-feira (22 e 23/07), uma mentoria coletiva com alunos da segunda turma do Lidera RS, programa de formação de líderes no serviço público estadual, e um encontro de formação com mentores, respectivamente. As mentorias ocorreram de forma online no Microsoft Teams.

A primeira etapa da mentoria, realizada na terça-feira (22), reuniu a primeira turma de alunos da mentoria coletiva que tem como público-alvo os alunos do Lidera. Sob o tema “autoconhecimento”, os participantes realizaram teste de perfil e identificaram seu estilo comportamental: perfil dominante, perfil de influência, perfil estável e o de conformidade. As atividades foram conduzidas por Ângela Joaquim Borges, especialista em desenvolvimento humano e liderança, analista comportamental e consultora interna e externa de Gestão de Pessoas, e a abertura foi realizada pela subsecretária da Sugep, Ana Carolina dal Ben.

Para Ana dal Ben, o autoconhecimento é ferramenta importante para uma liderança eficaz. “O autoconhecimento é fundamental para liderar os outros e a mentoria busca justamente apoiar os participantes a entenderem suas potencialidades e, também, as áreas de melhoria”, afirma. Ângela Joaquim Borges, condutora das atividades com os alunos, ressaltou que o perfil comportamental visa identificar tendências, não estabelecer rótulos. “Não se trata apenas de saber seu tipo de perfil comportamental ou suas habilidades. É entender seus padrões e assumir responsabilidade pelas próprias escolhas, usando o autoconhecimento como aliado para tomar decisões com mais clareza, gerenciar melhor as emoções, comunicar-se com mais assertividade, reconhecer as oportunidades de desenvolvimento e potencializar os próprios talentos”, aponta.

Já nesta quarta-feira (23), os encontros de formação foram destinados especificamente aos mentores que irão fornecer as mentorias aos alunos do Lidera RS. Os mentores foram divididos em duas turmas e tiveram suas atividades conduzidas pela especialista Geovana Magalhães, da consultoria Lee Hecht Harrison, atuante na gestão de carreiras de executivos em mais de 60 países. A atividade focou no acompanhamento em relação ao andamento da mentoria, na avaliação das ferramentas utilizadas e os principais desafios e conquistas das capacitações até o momento.

As mentorias encerram no dia 31 de julho, quando uma nova atividade de mentoria coletiva será realizada com a segunda turma de alunos do Lidera RS.

As mentorias ocorreram de forma online por meio do Microsoft Teams - Foto: Reprodução
As mentorias ocorreram de forma online por meio do Microsoft Teams – Foto: Reprodução

SOBRE O LIDERA RS

Lançado pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), o Lidera RS busca formar novos líderes no serviço público estadual por meio de formação executiva com carga horária de 132 horas, ofertada pela Escola de Governo (Egov) e conduzida pelo Centro de Liderança Pública (CLP).

Também faz parte do programa o eixo de mentoria, composto por seis encontros de mentoria individual e três encontros de mentoria coletiva. Os mentores são formados pela consultoria Lee Hecht Harrison, atuante em mais de 60 países e a parceria foi viabilizada por meio de Acordo de Cooperação com a Motriz, organização sem fins lucrativos que visa fortalecer o Poder Executivo no Brasil.

O Lidera RS está na sua segunda edição e é centrado no desenvolvimento de servidores com potencial de liderança, promovendo uma cultura de aprendizado contínuo, troca de experiências e atuação em rede. A proposta vai além da transferência de conhecimento: busca formar redes de relacionamento sólidas, fomentar o diálogo entre diferentes esferas da administração e contribuir para a melhoria das políticas públicas e dos serviços prestados aos cidadãos.

Texto: Felipe Michalski, Ascom/SPGG

Mais notícias...

Notícias

Procedimento auxiliar de credenciamento é tema da live do Celic Atualiza do mês de setembro

A Central de Licitações (Celic), vinculada à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), promoveu a oitava edição da série de lives Celic Atualiza nesta sexta-feira (12/09), trazendo o tema “O Procedimento Auxiliar de Credenciamento nas Compras Públicas”. A transmissão online ocorreu do lounge da Procergs, em Porto Alegre. O projeto, voltado a servidores públicos do Estado do Rio Grande do

Leia mais »
Notícias

Curso de ensino à distância Democratizando BIM está com inscrições abertas

A partir desta quinta-feira (11/9), estão abertas as inscrições para o curso de ensino à distância (EAD) “Democratizando BIM: agentes públicos do Rio Grande do Sul”, voltado para servidores municipais e estaduais que atuam com contratações de obras e serviços. A ação resulta da parceria entre a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG),

Leia mais »
Notícias

Com programas inéditos na administração estadual, RS aposta no desenvolvimento de lideranças públicas

Quase 300 líderes já participaram da Academia de Líderes, do Lidera RS ou do Onboarding de Lideranças  Publicação: 10/09/2025 às 15h05min O Governo do Estado do Rio Grande do Sul tem investido em iniciativas voltadas ao fortalecimento da gestão pública por meio de programas inéditos de desenvolvimento de lideranças. Dessas ações, ganharam destaque nos últimos anos o Lidera RS, a

Leia mais »
Notícias

Estudo Técnico Preliminar e Termo de Referência são temas da sétima live do projeto Celic Atualiza

A Central de Licitações (Celic), vinculada à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), promoveu a sétima edição da série de lives Celic Atualiza nesta sexta-feira (15/08), trazendo o tema “Estudo Técnico Preliminar e Termo de Referência”. A transmissão online ocorreu do lounge da Procergs, em Porto Alegre. O projeto, voltado a servidores públicos do Estado do Rio Grande do Sul

Leia mais »
Notícias

Estado promove aula inaugural da segunda turma da Academia de Líderes

Cerca de 100 servidores do Executivo receberam, na manhã desta quarta-feira (13/8), a aula inaugural da segunda turma da Academia de Líderes, programa de certificação de lideranças intermediárias da Administração Direta, promovido pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG). A aula foi ministrada presencialmente no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre, pelo professor

Leia mais »
Notícias

Escola de Governo promove workshop sobre Inteligência Artificial na Gestão Pública

Nos dias 24 e 31 de julho e 7 de agosto, a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), por meio da Escola de Governo (EGOV RS), realizou os encontros online do workshop “Inteligência Artificial na Gestão Pública”. A capacitação abordou conceitos e exemplos de IA no cenário global, aplicações e recursos disponíveis, regulamentação e ética no uso de dados,

Leia mais »
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com