39149136-e63b-43fd-b6b4-2eec6e483560

Chefe de Divisão, confira o que preparamos para você!

A Academia de Líderes é um programa de formação Inovador, criado para as Lideranças Intermediárias – Chefes de Divisão e equivalentes, com foco no desenvolvimento das habilidades de liderança e gestão para atuação na administração pública estadual.
A formação será ministrada por instituições referência em gestão pública, como o Centro de Liderança Pública (CLP) e a Fundação João Pinheiro, e o participante terá a oportunidade de vivenciar oficinas práticas oferecidas pela Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (SUGEP).
A primeira edição ocorre em 2025 e oferece 40 horas de formação ao longo de 4 meses, com aulas teóricas, oficinas práticas e aconselhamento profissional. Serão quatro turmas por ano, com 50 vagas cada.
Este é o momento de investir no seu potencial! Venha fazer parte dessa jornada e descubra como impactar positivamente a sua equipe e a sociedade.
Inscreva-se e faça a diferença!

Objetivos

  • Otimizar o desempenho: Melhorar a eficácia dos líderes intermediários e suas equipes, garantindo resultados concretos e alinhando os objetivos da equipe às metas institucionais para um impacto positivo no setor público.
  • Desenvolver habilidades e promover troca: Capacitar líderes com ferramentas e conhecimentos essenciais para gestão adaptativa, enquanto incentiva a troca de experiências entre diferentes departamentos, enriquecendo o aprendizado mútuo.

Por que participar da Academia de Líderes?

Para desenvolver habilidades essenciais que o torne apto a enfrentar os desafios da liderança no setor público com confiança e eficácia, focado no resultado da equipe e no impacto deste bom trabalho na sociedade.
Aprimorar competências para liderar equipes de alta performance através de ferramentas de gestão, colaboração e feedback, aprendendo a liderar e potencializar talentos na equipe.
Aprender a gestão de projetos na prática para garantir que objetivos sejam alcançados de forma eficiente e eficaz, alinhando recursos, equipes e prazos.

Percurso Formativo

IMPORTANTE: Para a aprovação no curso de qualificação o aluno deve assegurar frequência de 100% nas aulas. O aluno poderá faltar apenas 01 aula, e, para obter o certificado, deverá refazer a aula perdida na próxima edição a ser ofertada. O aluno deverá participar dos cursos, oficinas, palestras, reuniões e projetos extracurriculares indicados durante a formação.

Aconselhamento Profissional

A Academia de Líderes proporcionará aos participantes a oportunidade de desenvolvimento por meio do Aconselhamento Profissional Individual com a chefia imediata. São propostos 2 encontros para compartilhamento de experiências, diálogo construtivo e elaboração de planos de ação para o fortalecimento de competências.
Será fornecida capacitação sobre a metodologia para que o Aconselhamento Profissional possa contribuir para um ambiente de aprendizado contínuo, por meio do qual todos se sentem apoiados em suas jornadas e nos desafios do exercício da liderança.

Cronograma da primeira edição da Academia de Líderes

Como Participar

Para quem?

A Academia de Líderes foi criada especialmente para capacitar gestores públicos estaduais em cargos de liderança intermediária, como chefes de divisão e equivalentes (FG8). Este programa inovador oferece a oportunidade de desenvolver habilidades essenciais, fortalecer sua capacidade de liderança e se destacar na gestão pública.
Ao participar, você se tornará um líder certificado, preparado para enfrentar os desafios do setor e promover mudanças significativas. Invista em sua carreira e faça a diferença!

Pré-requisitos

  • Exercer cargo de chefe de divisão ou equivalente (FG8);
  • Apresentar certificado  do Curso Autoconhecimento e Interações do Líder – Conteudista Fundação João Pinheiro (10h);
  • Possuir formação em nível superior completo;
  • Apresentar e-mail com a anuência da chefia imediata para participar da Academia de Líderes e do aconselhamento individual durante a formação

Modelo de anuência da chefia CLIQUE AQUI

Processo seletivo

O processo seletivo da Academia de Líderes ocorrerá em etapa única.
Serão analisadas as informações fornecidas pelo(a) candidato(a) na inscrição, por meio da análise curricular e da motivação do candidato em participar da  Academia de Líderes.
A avaliação será feita por meio da análise dos materiais solicitados:
– Formulário de Inscrição;
– Vídeo sobre a experiência em liderança de equipe e a motivação para participar do percurso formativo, conforme instruções a serem fornecidas durante o processo seletivo (máximo 3 minutos);

Perguntas & Respostas

Qual o número de vagas oferecidas?

Serão oferecidas 100 vagas por semestre, divididas em 02 turmas de 50 alunos cada.

Qual é o perfil desejado para participação na Academia de Líderes?

A Academia de Líderes é destinada a gestores públicos estaduais que buscam aprimorar suas habilidades e competências de liderança, e que tenham predisposição para o desenvolvimento contínuo e a colaboração. Os participantes devem demonstrar disposição para participar ativamente de atividades, discutir práticas inovadoras e adotar uma postura reflexiva em relação ao seu papel como líder.

Sou servidor efetivo de nível fundamental, mas possuo diploma de nível superior, posso participar da Academia de Líderes?

Sim. Os critérios se referem à função de liderança desempenhada pelo servidor e não ao seu cargo. 

Sou servidor público de órgão ou entidade da administração pública estadual, mas atualmente estou cedido e em exercício em outra esfera ou Poder, posso participar da Academia de Líderes?

É necessário estar em exercício em órgãos ou entidades da administração pública direta estadual, do Poder Executivo. 

O servidor em estágio probatório pode participar da Academia de Líderes?

Sim, pode participar, pois não há restrição quanto à estabilidade do servidor.

Preciso solicitar afastamento para participação na Academia de Líderes?

Não, pois a Academia de Líderes compromete apenas 8 horas de sua jornada de trabalho, a cada 15 dias, bastando a anuência de sua chefia imediata. 

Haverá pagamento de gratificação, vantagem ou indenização de qualquer espécie aos participantes da Academia de Líderes?

Não haverá pagamento de gratificação, vantagem ou indenização de qualquer espécie aos participantes da Academia de Líderes. 

Caso eu seja selecionado e durante minha participação eu venha a ser convidado a assumir uma FG superior, terei que abandonar a Academia de Líderes?

Não. O critério de não ocupação de FG de nível 8 ou superior refere-se apenas ao momento da inscrição no processo seletivo. 

Sou do interior, posso participar?

Participar pode ser desafiador, pois o percurso formativo inclui aulas presenciais de 4 horas cada em Porto Alegre. A Academia de Líderes exige 100% de frequência para aprovação, permitindo apenas uma falta. Para obter o certificado, o aluno deve repor a aula perdida na próxima edição disponível. Portanto, se não tiver certeza absoluta de que pode se comprometer com todas as aulas, é melhor não se inscrever.

Outras dúvidas:

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato: academia-lideres@spgg.rs.gov.br

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com