Nesta sexta-feira (08/08), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), divulgou a lista dos 100 servidores aprovados para a segunda edição da Academia de Líderes. Lançada em outubro de 2024, a formação tem como foco o desenvolvimento de lideranças intermediárias da Administração Direta Estadual, com ênfase nos chefes de divisão, buscando o aprimoramento de competências estratégicas para a gestão pública. A aula inaugural está marcada para o dia 13 de agosto e a jornada formativa seguirá até dezembro de 2025.

Os selecionados pertencem a 22 diferentes órgãos da Administração Direta, com predominância de servidores efetivos (79%). As mulheres correspondem a 68% do total de aprovados, que estão concentrados principalmente em Porto Alegre (82%).

Perfil dos participantes

Grande parte dos selecionados atua na SPGG (18%), seguida pelas secretarias da Saúde (12%), Procuradoria-Geral do Estado (18%), Educação (8%) e Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (8%). Geograficamente, a maior concentração de servidores está em Porto Alegre e Canoas. Os cargos mais recorrentes entre os selecionados são Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental, Especialista em Infraestrutura e Assistente de Políticas Públicas e Gestão Governamental.

Quanto ao tempo de serviço público estadual, destacam-se dois grupos: servidores com tempo de atuação entre 10 e 15 anos (35%) e os que ingressaram nos últimos três anos (28%). Em relação ao tempo de liderança, mais da metade está no cargo entre um e três anos (63%).

A seleção foi realizada em etapa única, com base na verificação dos pré-requisitos estabelecidos para participar da formação. Os critérios exigidos foram: exercer cargo de chefe de divisão ou equivalente (FG/CC 08) na Administração Direta do Estado, possuir nível superior completo, apresentar certificado do curso “Autoconhecimento e Interações do Líder” e encaminhar a anuência da chefia imediata para participação na formação e no processo de aconselhamento individual.

Formação de excelência

Com carga horária de 40 horas e encontros quinzenais ao longo de quatro meses, a formação combina teoria, oficinas práticas e aconselhamento profissional, promovendo uma experiência de aprendizado completa e aplicada à realidade do serviço público. As oficinas práticas são oferecidas pela Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Sugep), que promove o projeto, em parceria com a Motriz, organização sem fins lucrativos que visa fortalecer o Poder Executivo no Brasil.  A formação é ministrada pelo Centro de Liderança Pública (CLP) e a Fundação João Pinheiro, referências em gestão pública que contam com os melhores professores do Brasil no tema.

– Acesse a lista de selecionados

Texto: Ascom SPGG

Mais notícias...

Notícias

Estudo Técnico Preliminar e Termo de Referência são temas da sétima live do projeto Celic Atualiza

A Central de Licitações (Celic), vinculada à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), promoveu a sétima edição da série de lives Celic Atualiza nesta sexta-feira (15/08), trazendo o tema “Estudo Técnico Preliminar e Termo de Referência”. A transmissão online ocorreu do lounge da Procergs, em Porto Alegre. O projeto, voltado a servidores públicos do Estado do Rio Grande do Sul

Leia mais »
Notícias

Estado promove aula inaugural da segunda turma da Academia de Líderes

Cerca de 100 servidores do Executivo receberam, na manhã desta quarta-feira (13/8), a aula inaugural da segunda turma da Academia de Líderes, programa de certificação de lideranças intermediárias da Administração Direta, promovido pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG). A aula foi ministrada presencialmente no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre, pelo professor

Leia mais »
Notícias

Escola de Governo promove workshop sobre Inteligência Artificial na Gestão Pública

Nos dias 24 e 31 de julho e 7 de agosto, a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), por meio da Escola de Governo (EGOV RS), realizou os encontros online do workshop “Inteligência Artificial na Gestão Pública”. A capacitação abordou conceitos e exemplos de IA no cenário global, aplicações e recursos disponíveis, regulamentação e ética no uso de dados,

Leia mais »
Notícias

Academia de Líderes divulga lista com os 100 selecionados para nova edição da formação

Nesta sexta-feira (08/08), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), divulgou a lista dos 100 servidores aprovados para a segunda edição da Academia de Líderes. Lançada em outubro de 2024, a formação tem como foco o desenvolvimento de lideranças intermediárias da Administração Direta Estadual, com ênfase nos chefes de divisão, buscando o aprimoramento de competências

Leia mais »
Notícias

Com o tema “autoconhecimento”, Sugep realiza mentoria coletiva com alunos do Lidera RS

A Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), via Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Sugep), realizou, na terça e quarta-feira (22 e 23/07), uma mentoria coletiva com alunos da segunda turma do Lidera RS, programa de formação de líderes no serviço público estadual, e um encontro de formação com mentores, respectivamente. As mentorias ocorreram de forma online no

Leia mais »
Arquivista Juliano Balbon, do Apers, foi um dos ministrantes - Foto: Daniele Machado, Ascom/SPGG
Notícias

Governo do RS dá início à capacitação de servidores para implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI)

O Governo do Estado deu mais um passo rumo à modernização da gestão pública com a realização de capacitação sobre o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), nova plataforma que substituirá o atual Sistema PROA na tramitação de processos administrativos. A formação, promovida pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), ocorreu nos dias 16 e 17 de julho e reuniu

Leia mais »
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com