Escola de Governo

História

 Atualmente, a Escola de Governo do Rio Grande do Sul tem seu funcionamento na Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão – SEPLAG e tem sua base no Decreto nº 54.105/2018, o qual deverá passar por uma atualização conforme a nova estrutura das secretarias estaduais.

 Na sua trajetória, a Escola já foi sediada pela Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos – FDRH (1972 a 2017) e pela Secretaria da Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos – SMARH (2018). Entre as ações que historicamente realizou estão cursos de extensão, especialização, seminários, oficinas, formações para servidores ingressantes no Estado e atividades de pesquisa.

  Em 2011, houve o surgimento da Rede Escola de Governo, legislação que modificou a sua forma de atuação e operação, passando a contar com uma gerência executiva e com diversos atores integrando a rede. Dentre esses atores, estavam a gerência executiva – exercida na época pela FDRH – as 33 Universidades e Faculdades parceiras, os Centros de Formação do Estado (escolas específicas de outras áreas) e representantes das áreas de gestão de pessoas dos órgãos estaduais.

            O Departamento de Planejamento Organizacional – DEORG, por meio da Divisão de Planejamento do Desenvolvimento Humano – DIDEH, também realizou e promoveu ações de formação. Até 2017, mesmo não sendo uma unidade de Escola de Governo propriamente dita, dentro de suas atribuições havia a questão de identificar necessidades e desenvolver ações de formação continuadas direcionadas à potencialização de competências, melhoria nos processos organizacionais, modernização e inovação da gestão – conforme o regimento interno da SMARH até então vigente. Assim, houve espaço para a realização dessas ações.

            A partir de 2018, com a efetivação da extinção da FDRH e a transferência das atividades da Escola de Governo para a SMARH formalizada por legislação, a DIDEH passou a ser responsável pelo Programa Rede Escola de Governo e a trabalhar na sua reestruturação.

            Entre 2015 e 2018, a SMARH realizou 14 formações presenciais com um total de 805 servidores certificados. Neste período, não houve ações na modalidade EaD.

        Com a reestruturação administrativa introduzida pela Lei Nº 15.246, de 2 de janeiro de 2019 e as disposições do Decreto Nº 54.486, de 23 de janeiro de 2019 houve a fusão da Escola da SPGG com o Programa Rede Escola de Governo desenvolvido pela SMARH, sendo necessário portanto, rever as normativas básicas da Escola.

        A Escola de Governo, atualmente, se compõe na estrutura administrativa da SEPLAG, junto ao Gabinete. A Unidade Escola de Governo englobará as atribuições do Programa Rede Escola de Governo e da Escola de Planejamento, Orçamento e Gestão e atua com foco na gestão de pessoas, a fim de desenvolver as os servidores do Estado, no âmbito de suas competências organizacionais.

         Em 2019, a Escola de Governo –  SEPLAG realizou 5 formações presenciais com total de 327 servidores certificados, 4 capacitações do ponto com total de 68 formações presenciais, 6 seminários, 5 palestras e 4 fóruns de Rhs.

   OBS: não foi incluído dia 13/12 Fórum RHS, dia 16/12 seminário Relações Interpessoais e dia 17/12

Rolar para cima