Com o objetivo de desenvolver um espaço de acolhimento e capacitação para apoiar os servidores após as enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul, em maio, a Escola de Governo (EGov) retoma o projeto EGov RS Meet, trazendo o tema Trilha Especial: Reconstrução do RS. Voltado a servidores públicos do Poder Executivo Estadual, o programa está estruturado em cinco encontros virtuais síncronos, com diferentes palestrantes a cada semana. As inscrições podem ser realizadas através da plataforma EGov. São 100 vagas para cada uma das aulas.
Ao longo dos anos, o Egov RS Meet já tratou da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e de orçamentos de obras públicas, entre outros temas. Esta edição do programa busca capacitar os participantes a compreender a formação, a implementação e a governança das políticas públicas no Brasil, com foco específico na política nacional de proteção e na defesa civil. Também está em pauta o gerenciamento de riscos e desastres, o entendimento do que significa a resiliência e como desenvolvê-la, individual e coletivamente (nas equipes e na sociedade) e o olhar para o interior do ser humano, buscando elementos humanos capazes de gerar novas formas de se recuperar e renascer diante destes acontecimentos.
Trilha Especial: Reconstrução do RS
O programa teve início, em agosto, com a palestra “Da Prevenção à Recuperação: O Desastre como Processo”, ministrada pela especialista em desastres Fernanda Damaceno. Na quinta-feira (15/8), o cronograma têm continuidade com o tema “Como estruturar operações e equipes resilientes”. O encarregado pela palestra será Rafael Trancoso, que planejou e conduziu as operações dos voos humanitários na base aérea de Canoas, e nos aeroportos de Santa Maria, Caxias do Sul e Pelotas durante a recente catástrofe climática do Estado. Os encontros ocorrem sempre às quintas-feiras, das 14h às 15h15. Para as próximas três semanas, os encontros permanecem às quintas feiras sempre às 14h.
EGov
A EGov RS é um departamento da Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão. Foi criada pelo Governo do Estado como uma ferramenta da estrutura de administração direta atendendo ao Mapa Estratégico do Governo. A escola atua como um órgão ativo na formação e desenvolvimento dos agentes públicos do Rio Grande do Sul, respondendo ao objetivo de “Valorizar e desenvolver o servidor público”.
Texto: Ascom/SPGG