A Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) lançou, nesta terça-feira (21/10), o Programa de Formação Executiva para Altas Lideranças, voltado à qualificação de gestores que ocupam cargos de direção e coordenação no Poder Executivo estadual. A ação é coordenada pela Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (SUGEP) e integra a política de formação e valorização das lideranças do Governo do Estado.
O evento ocorreu no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) lotado, em Porto Alegre. O programa é voltado a ocupantes de Cargos em Comissão (CC) ou Funções Gratificadas (FG) de níveis 11, 12 e 13, com foco no desenvolvimento de competências estratégicas de gestão, liderança e tomada de decisão.
“A proposta deste programa é fortalecer nossa capacidade de gestão e de liderança, inspirando quem lidera líderes. Mais do que participar, é preciso priorizar o tempo para se desenvolver, porque isso se reflete diretamente em uma gestão mais efetiva. O convite é para que cada um aqui dê o exemplo e se engaje nesse processo de aprendizado”, afirmou o secretário em exercício da SPGG, Felipe Cruzeiro, representando a secretária Danielle Calazans.
Estrutura e formato do programa
Ao longo de oito meses, os inscritos terão acesso a 35 horas de atividades de capacitação. A Formação Executiva para Altas Lideranças oferecerá um menu de experiências formativas, permitindo que cada participante construa sua própria trilha de desenvolvimento, conforme os desafios de sua área de atuação.
Entre as iniciativas estão oficinas interativas, workshops temáticos, Líder Talks (rodas de conversa entre gestores) e visitas técnicas. Os assessments individuais serão conduzidos pela equipe da Betania Tanure Associados (BTA), com foco no diagnóstico personalizado de competências e devolutivas coletivas.
As Master Classes contarão com a participação de especialistas e pesquisadores como Carolina Larriera (Harvard), Fernando Coelho (USP), Mara Behlau (Insper/FDC), Aod Cunha, Abner de Freitas e Luana Faria.
Participação e certificação
Serão oferecidas 200 vagas nesta edição. É necessário ter participado, a partir de 2024, da oficina Onboarding para Lideranças ou do Encontro Intraequipes — formações introdutórias — e realizar a inscrição por meio do formulário oficial.
As inscrições podem ser feitas até 28 de outubro, e os selecionados serão divulgados no dia 31/10.
Serão contemplados os primeiros inscritos que atenderem aos critérios de elegibilidade (ocupantes de CC ou FG de níveis 11, 12 ou 13 na administração direta do Poder Executivo). A seleção seguirá a ordem de inscrição e a conformidade com os pré-requisitos.
A certificação será concedida aos participantes que completarem pelo menos 12 horas de atividades ao longo do ciclo formativo. As ações ocorrerão principalmente de forma presencial.
“Formar novas lideranças e preparar sucessores é um processo que exige tempo e continuidade. Essa formação foi pensada para fortalecer vínculos, promover o aprendizado coletivo e consolidar uma rede de gestores capazes de atuar de forma integrada e colaborativa em todo o Estado”, destacou a subsecretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Ana Dal Ben.
Primeira atividade
A primeira ação do programa será a oficina “Começando com Impacto: Experiência em Campo”, conduzida por Abner de Freitas. A atividade será dividida em duas turmas, nos dias 7 e 13 de novembro, no Lounge de Inovação da Procergs, em Porto Alegre.
Durante a manhã, será realizada uma oficina sobre liderança política e executiva em desastres, com simulação prática de tomada de decisão em contextos de crise. À tarde, os grupos participarão de uma visita técnica a área atingida pelas enchentes de 2024.
Programação da primeira atividade
Local: Lounge de Inovação da Procergs (Praça dos Açorianos, s/n, Centro Histórico, Porto Alegre)
Datas: 7 e 13 de novembro
Turmas:
* Turma 1: 7/11 (sexta-feira) – 25 vagas
* Turma 2: 13/11 (quinta-feira) – 25 vagas
Cronograma:
9h às 12h: Oficina sobre liderança política e executiva em desastres + simulado sobre competências da liderança em desastres
14h às 17h: Experiência em campo – visita guiada a área afetada pelas enchentes (saída em van do CAFF)
Texto: Marcelo Bergter, Ascom/SPGG


 
													



