Nesta sexta-feira (08/08), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), divulgou a lista dos 100 servidores aprovados para a segunda edição da Academia de Líderes. Lançada em outubro de 2024, a formação tem como foco o desenvolvimento de lideranças intermediárias da Administração Direta Estadual, com ênfase nos chefes de divisão, buscando o aprimoramento de competências estratégicas para a gestão pública. A aula inaugural está marcada para o dia 13 de agosto e a jornada formativa seguirá até dezembro de 2025.
Os selecionados pertencem a 22 diferentes órgãos da Administração Direta, com predominância de servidores efetivos (79%). As mulheres correspondem a 68% do total de aprovados, que estão concentrados principalmente em Porto Alegre (82%).
Perfil dos participantes
Grande parte dos selecionados atua na SPGG (18%), seguida pelas secretarias da Saúde (12%), Procuradoria-Geral do Estado (18%), Educação (8%) e Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (8%). Geograficamente, a maior concentração de servidores está em Porto Alegre e Canoas. Os cargos mais recorrentes entre os selecionados são Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental, Especialista em Infraestrutura e Assistente de Políticas Públicas e Gestão Governamental.
Quanto ao tempo de serviço público estadual, destacam-se dois grupos: servidores com tempo de atuação entre 10 e 15 anos (35%) e os que ingressaram nos últimos três anos (28%). Em relação ao tempo de liderança, mais da metade está no cargo entre um e três anos (63%).
A seleção foi realizada em etapa única, com base na verificação dos pré-requisitos estabelecidos para participar da formação. Os critérios exigidos foram: exercer cargo de chefe de divisão ou equivalente (FG/CC 08) na Administração Direta do Estado, possuir nível superior completo, apresentar certificado do curso “Autoconhecimento e Interações do Líder” e encaminhar a anuência da chefia imediata para participação na formação e no processo de aconselhamento individual.
Formação de excelência
Com carga horária de 40 horas e encontros quinzenais ao longo de quatro meses, a formação combina teoria, oficinas práticas e aconselhamento profissional, promovendo uma experiência de aprendizado completa e aplicada à realidade do serviço público. As oficinas práticas são oferecidas pela Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Sugep), que promove o projeto, em parceria com a Motriz, organização sem fins lucrativos que visa fortalecer o Poder Executivo no Brasil. A formação é ministrada pelo Centro de Liderança Pública (CLP) e a Fundação João Pinheiro, referências em gestão pública que contam com os melhores professores do Brasil no tema.
– Acesse a lista de selecionados
Texto: Ascom SPGG