Mataverso: quem seremos nesse mundo? é a próxima palestra do ciclo LabTech Talks, a ser ministrada por Gabriela Ferreira no dia 30 de março (quarta-feira), a partir das 10h30min. O encontro, dirigido a gestores públicos e demais servidores, será transmitido online pela plataforma Cisco Webex, com inscrições gratuitas pelo Sympla. Trata-se de mais uma ação de qualificação certificada pela Escola de Governo (EGov), vinculada à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG).

Metaverso é a terminologia utilizada para indicar um tipo de mundo virtual que tenta replicar a realidade através de dispositivos digitais. Esse mundo seria criado a partir de diversas tecnologias, como realidade virtual, realidade aumentada, redes sociais, criptomoedas, entre outras. No futuro metaverso, as pessoas poderiam reproduzir todos os aspectos da vida no mundo virtual. Em comunicado na ocasião do anúncio da mudança de Facebook para Meta, Mark Zuckerberg afirmou: “Você será capaz de fazer quase tudo que você possa imaginar — reunir-se com amigos e família, trabalhar, aprender, brincar, fazer compras, criar —, bem como experiências completamente novas que realmente não se encaixam na forma como pensamos sobre computadores ou telefones hoje”.

Professora Titular da Escola de Negócios da PUCRS, Gabriela Ferreira atua no apoio ao desenvolvimento de ecossistemas de inovação, sejam eles de uma organização ou de um conjunto delas, assim como na produção de conteúdo – cursos, palestras, material para capacitação interna e divulgação. Com experiência de mais de 25 anos em pesquisa, ensino e gestão, tem uma formação interdisciplinar, sendo engenheira agrônoma, mestre em Economia Rural e doutora em Administração pela Ufrgs, entre outras atuações.

As palestras LabTech Talks visam a proporcionar, mensalmente, informações sobre a utilização de tecnologias emergentes e de dados. O ciclo é uma das atribuições continuas do LabTech RS, que tem, entre seus pilares de atuação, o fomento à cultura de inovação em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).