
O primeiro dia do curso de introdução ao R, software livre utilizado para a análise estatística de dados, realizado na tarde desta segunda-feira (02/03) no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) marcou o início de uma nova capacitação destinada a servidores da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag). Desenvolvido em uma parceria entre o Departamento de Economia e Estatística (DEE), Departamento de Planejamento Governamental (Deplan), Departamento de Captação de Recursos (Decap) e a Escola de Governo (EGov), o curso é a primeira etapa de uma formação destinada a habilitar os profissionais na análise e avaliação de políticas públicas.
Além do encontro desta semana, ministrado pelo analista do DEE, Pedro Zuanazzi, e que reúne 13 servidores até sexta-feira (06/03), uma nova agenda está prevista ainda para o mês de março com o mesmo tema, desta vez sob responsabilidade da analista do Deplan, Fernanda Vargas. Ao todo, 30 pessoas serão capacitadas.
“O R é o software estatístico mais usado no mundo. É uma plataforma gratuita e potente para a produção de dados, mapas, gráficos e fundamental para a sequência desta formação”, destaca Zuanazzi.
A iniciativa para a realização do curso de R partiu de uma solicitação dos próprios servidores, também responsáveis pela sua elaboração. A segunda fase do trabalho, a de formação em avaliação de políticas públicas, ficará sob responsabilidade de uma instituição de ensino superior ainda em fase de contratação.
“Monitorar e avaliar as políticas públicas que implementa são questões que o Estado precisa se aprofundar cada vez mais. Este é o início de uma trajetória que trará resultados positivos para a administração pública e, por consequência, para toda a sociedade”, afirma o analista administrador da Egov, Anderson Jesus.