Servidores interessados em atuar como docentes e multiplicadores do conhecimento no âmbito do governo estadual já podem demonstrar sua disposição por meio da nova ferramenta online disponibilizada pela Escola de Governo (EGov). O Cadastro de Docentes foi aberto nesta semana pela Escola, vinculada à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), com o intuito de buscar no conhecimento e experiência dos servidores propostas para o desenvolvimento de habilidades e competências que contribuam no aprimoramento dos processos de trabalho e na melhoria dos serviços prestados à população.

“Nós estabelecemos parcerias com instituições de ensino para a promoção de cursos, mas precisamos também valorizar o conhecimento interno, pois contamos com servidores qualificados e experientes em diversas técnicas e processos de fundamental importância para completar o ciclo, transformando a teoria em mudanças que qualifiquem o dia a dia de trabalho”, explica a coordenadora da EGov, Anelize Davila Ferreira.

Como funciona o processo

O Cadastro de Docentes será utilizado para a formação de um grande banco de talentos do quadro funcional. No preenchimento do formulário online, disponível aqui no portal da EGov, o interessado poderá prestar informações sobre a sua qualificação e área de interesse para atuar como multiplicador, podendo também listar cursos, palestras, workshops, oficinas e capacitações que tenha interesse em ministrar. As propostas serão avaliadas pela EGov e, caso aprovadas, receberão auxílio para alinhamento pedagógico das ações.

O cadastro está aberto para servidores vinculados a todos os órgãos e secretarias, lotados em Porto Alegre ou no interior do Estado. A participação neste processo é voluntária e a Escola oferece certificado para comprovação dos serviços prestados.

Sobre a EGov

A Escola de Governo do Estado retomou os trabalhos no segundo semestre de 2019. Neste período, promoveu a capacitação de 1,7 mil servidores por meio de cursos, seminários, fóruns e eventos. Além da identificação de necessidades de capacitação, a EGov está liderando os trabalhos para formação da Rede de Escolas de Governo do Poder Executivo do Rio Grande do Sul. Iniciado em setembro de 2019, o debate reúne, nessa etapa, representantes de outras escolas de governo do Poder Executivo.