Cerca de 20 servidores trabalharam na formulação de questões como a missão institucional, visão, valores e propósito da Rede – Foto: Carolina Greiwe / Ascom Seplag

A etapa de elaboração do planejamento estratégico da Rede de Escolas de Governo, formada por diferentes secretarias do Poder Executivo, teve início nesta terça-feira (21/01) em encontro promovido pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag). Realizado no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), em Porto Alegre, o evento contou com a participação de técnicos da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), órgão do governo federal especializado na elaboração de programas de capacitação de recursos humanos. 

O trabalho articulado pela Escola de Governo (EGov) da Seplag teve início no segundo semestre de 2019. Desde então, representantes de todas as escolas de governo vinculadas ao Executivo estadual reúnem-se mensalmente com o intuito de constituir uma rede para aprimorar a oferta de qualificação e cursos aos servidores.

No encontro desta terça-feira, o coordenador do programa ENAP em Rede, Wendy Balotin, desenvolveu uma atividade em que foi iniciada a construção dos referenciais para a implantação da rede de escolas de governo. Cerca de 20 servidores trabalharam na formulação de questões como a missão institucional, visão, valores e propósito. Esse debate será fundamental para a elaboração futura dos objetivos da Rede de Escolas de Governo, que guiarão as ações e iniciativas a serem implementadas. 

“Começar um plano e entender o que você é, o que você faz, para quem você atua e qual o sentido que se dá a isso é de enorme importância para atingir os objetivos que se deseja, mais ainda quando este plano é feito de forma coletiva”, avalia Balotin. 

Essa foi a quarta reunião entre os representantes das escolas. Para a  coordenadora da EGov, Anelize Davila Ferreira, a etapa de elaboração do planejamento estratégico é essencial para o sucesso na implantação da Rede.

“Foi um encontro bastante produtivo, em que as expectativas de cada escola foram compartilhadas. Partindo destas expectativas traçaremos um caminho com ações coesas que atendam com excelência o propósito de  desenvolvimento dos servidores”, comenta Anelize.

Participaram da atividade representantes da Escola Fazendária, Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP/SGGE), Departamento de Ensino do Instituto-Geral de Perícias (IGP), Escola de Saúde Pública, Departamento de Ensino da Brigada Militar, Academia da Polícia Civil, Academia de Polícia Penal, Academia de Bombeiros Militar e da Escola Superior de Advocacia de Estado Professor Almiro do Couto e Silva (PGE).

Os encontros para implantação da Rede de Escolas de Governo são realizados mensalmente. A próxima agenda está prevista para fevereiro.

POR VAGNER BENITES, ASCOM SEPLAG