
A quinta edição do Workshock Celic, realizada na manhã desta segunda-feira (25/11) no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), abordou uma série de procedimentos que antecede as compras públicas realizadas pela Subsecretaria Central de Licitações do Estado (Celic), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag). Organizado pela Escola de Governo (EGov/Seplag), o encontro reuniu cerca de 150 servidores de diversas secretarias do governo do Estado e teve por objetivo aprimorar processos e padronizar orientações para catalogação e pedidos realizados nos setores de compras dos órgãos.
A diretora do Departamento de Planejamento de Licitações (Deplan), Sibele Geiss, o gerente da equipe de Pesquisa de Preço da Celic, Celso Bertolo, e o gerente da equipe de Catalogação, Paulo Alexandre Oliveira, foram os responsáveis pelo trabalho, que contou ainda com uma fala inicial do assessor técnico do gabinete da Celic, Paulo Lunardi, e da diretora do departamento responsável pelos Sistemas da Celic, Kethy Helen de Souza Bazo.
“Quando demos início aos encontros mensais do Workshock, tínhamos o objetivo de aproximar a Celic das unidades de compra dos órgãos e entidades da administração pública estadual. O grande interesse dos servidores ao longo deste segundo semestre mostra o acerto desta iniciativa, que permite a qualificação dos gestores e a racionalização do uso dos recursos públicos”, afirma Lunardi.
WORKSHOCK CELIC
O Workshock surgiu pela necessidade de garantir maior agilidade aos processos que chegam à Celic. A Subsecretaria é a responsável pela realização dos procedimentos licitatórios do governo, o que a faz receber pedidos de todas as secretarias e órgãos estaduais.
A primeira edição do Workshock foi realizada em julho e foi dirigida exclusivamente para profissionais da imprensa (repórteres, setoristas, produtores e assessorias) para esclarecer dúvidas sobre a legislação que regula os processos licitatórios, a estrutura de trabalho e também os resultados dos processos licitatórios. O segundo encontro, em agosto, abordou a correta aplicação de sanções administrativas a licitantes e fornecedores. Em setembro, o Workshock tratou da elaboração de editais e na quarta edição, realizada em outubro, foram abordadas as diferentes modalidades de licitações e o suporte técnico aos demais setores do governo do Estado.
POR VAGNER BENITES, ASCOM SEPLAG